terça-feira, 9 de outubro de 2012


 

O QUE É ESCOLA?


A palavra escola deriva do grego σχολή (scholē), originalmente significa "lazer" e também "aquele em que o lazer é empregado", e mais tarde "um grupo a quem foram dadas palestras, escola.
 
A escola é uma instituição concebida para o ensino de alunos sob a direção de professores.

Uma comunidade educativa constituída por alunos, professores, pessoal não docente, pais ou encarregados de educação e representantes dos poderes locais que, com as suas características específicas, seja capaz de se auto-organizar e responder adequadamente aos seus problemas num clima de cooperação e inter-ajuda, com vista à melhoria da qualidade educativa, constituindo:

- um sistema local de aprendizagem e de transformação;

- um instrumento que desenvolva estratégias e mobilize recursos no sentido de assegurar uma formação geral a todas as crianças, jovens e adultos que a ela recorram;

- um ambiente que visualize e proponha continuamente novas formas de assegurar o desenvolvimento integral da pessoa, que motive os seus membros a agirem sempre nessa direção.

Pode-se ter escolas em prédios magníficos, construídos especificamente para este fim, como podemos ter ambiente escolar em qualquer parte em que pessoas se encontrem e preocupem-se em contribuir para o crescimento dos que ali se encontram.

 

O QUE É O PROJETO POLÍTICO E PEDAGÓGICO?

É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.

- É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.

- É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.

Ao juntar as três dimensões, o PPP ganha a força de um guia - aquele que indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores mas também funcionários, alunos e famílias. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos. Por isso, dizem os especialistas, a sua elaboração precisa contemplar os seguintes tópicos:

- Missão
- Clientela
- Dados sobre a aprendizagem
- Relação com as famílias
- Recursos
- Diretrizes pedagógicas
- Plano de ação

 
Quantos professores conhecem o projeto pedagógico da escola em que trabalham?


O QUE SIGNIFICA PEDAGOGIA

Origem


A palavra Pedagogia tem origem na Grécia antiga, paidós (criança) e agogé (condução). No decurso da história do Ocidente, a Pedagogia firmou-se como correlato da educação é a ciência do ensino. Entretanto, a prática educativa é um fato social, cuja origem está ligada à da própria humanidade. A compreensão do fenômeno educativo e sua intervenção intencional fez surgir um saber específico que modernamente associa-se ao termo pedagogia. Assim, a indissociabilidade entre a prática educativa e a sua teorização elevou o saber pedagógico ao nível científico. Com este caráter, o pedagogo passa a ser, de fato e de direito, investido de uma função reflexiva, investigativa e, portanto, científica do processo educativo. Autoridade que não pode ser delegada a outro profissional, pois o seu campo de estudos possui uma identidade e uma problemática própria. A história levou séculos para conferir o status de cientificidade à atividade dos pedagogos apesar de a problemática pedagógica estar presente em todas as etapas históricas a partir da Antiguidade. O termo pedagogo, como é patente, surgiu na Grécia Clássica, da palavra παιδαγωγός cujo significado etimológico é preceptor, mestre, guia, aquele que conduz; era o escravo que conduzia os meninos até o paedagogium . No entanto, o termo pedagogia, designante de um fazer escravo na Hélade, somente generalizou-se na acepção de elaboração consciente do processo educativo a partir do século XVIII, na Europa Ocidental.

Atualmente, denomina-se pedagogo o profissional cuja formação é a Pedagogia, que no Brasil é uma graduação e que, por parte do MEC - Ministério da Educação e Cultura, é um curso que cuida dos assuntos relacionados à Educação por excelência, portanto se trata de uma Licenciatura, cuja grade horário-curricular atual estipulada pelo MEC confere ao pedagogo, de uma só vez, as habilitações em educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos, coordenação educacional, gestão escolar, orientação pedagógica, pedagogia social e supervisão educacional, sendo que o pedagogo também pode, em falta de professores, lecionar as disciplinas que fazem parte do Ensino Fundamental e Médio, além se dedicar à área técnica e científica da Educação, como por exemplo, prestar assessoria educacional. Devido a sua abrangência, a Pedagogia engloba diversas disciplinas, que podem ser reunidas em três grupos básicos: disciplinas filosóficas, disciplinas científicas e disciplinas técnico-pedagógicas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedagogia

São os professores, hoje, escravos do Sistema Educacional?

 

VALORIZE O SEU APRENDIZADO:

Escolha uma escola de sua comunidade e faça um estudo:

a)      Descreva a sua estrutura física;

b)      Solicite o PPP, faça uma leitura atenta e comente-o em função das tendências estudadas, use sua visão crítica;

c)      Correlacione o PPP com a prática docente; comente as divergências;

d)      Apresente cinco questões que ao respondê-las você dará subsídios para melhorar;

4 comentários:

  1. Realmente uma ótima pergunta, à que refere-se a subserviência do professor ao Sistema Educacional.
    Em nível de pesquisa, se adentrarmos na maioria das instituições de ensino do nosso país e questionarmos sobre um fato como esse, a resposta talvez fosse unânime, visto que na atualidade há um "desconforto" enorme, quanto as condições de trabalho e de ensino. Estas causadas por fatores múltiplos e interligados, mas de forma geral existe a principio um sucateamento quanto aos projetos políticos e pedagógicos, fazendo com que exista um "Script" medieval de ensino.
    Mas também com tal realidade fica difícil esperar uma resposta do Sistema Educacional, nós constituintes deste, deveríamos nos sensibilizar com a postura dos profissionais da educação. Somos professores em formação e a ela devemos atribuir um caráter pedagógico em toda sua essência.

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  2. Bem, concordo com o fato de que o ambiente escolar pode-se fazer em diversos lugares, não somente em estruturas físicas feitas exclusivamente para este fim. Mas, é claro que isso só se torna possível quando há indivíduos realmente compromentidos com o fazer pedagógico. Mas já se vê práticas educacionais sendo feitas fora das salas de aula convencionais. Um avanço.

    Por outro lado, também se vê escolas em ruínas e/ou esquecidas pelo poder público, e isso demonstra um verdadeiro paradoxo no sistema educacional brasileiro, pois há muitos jovens e crianças que não estão estudando, não pela falta de escolas, mas sim porque as que existem não oferecerem estruturas mínimas para as práticas de ensino. E não é preciso ir muito longe para ver exemplos dessa triste realidade. Aqui em Alagoas, o que mais se vê são notícias de escolas com tetos caídos, em "reformas" intermináveis e outras literalmente abandonadas, um verdadeiro descaso com a educação.

    Em relação ao PPP, pode-se dizer que o mesmo é de extrema importância para todo o corpo estudantil de uma instituição de ensino, pois tem por objetivo indicar as direções a serem seguidas por todos aqueles que compõem o ambiente escolar (alunos, professores, funcionários) durante todo o ano letivo. Por coincidência, fiz uma atividade parecida com a que é proposta aqui sobre o PPP. E em tal atividade, pude entender o que é e como é elaborado o Projeto Político Pedagógico de uma escola. É algo bem maior do que se pode imaginar.

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  3. bem real que a estrutura organizacional pedagógica passa longe do esperado, mas se torna viável encontrar de onde provém estas falhas prejudiciais. já é costume colocar a culpa no sistema, mas não podemos nos esquecer que alguém e/ou alguns controlam este sistema, e também se torna mais necessário ainda nos colocarmos como culpados por tal situação, uma vez que, no processo pedagógico que todos somos submetidos temos nas mãos a oportunidade de acrescentar ainda que de uma pequena forma para um avanço educacional.

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  4. O sistema é falho em toda a sua formação, isso é fato incontestável! A melhoria da educação tornou-se nada menos que uma utopia, levando em conta a real/atual situação da educação no Brasil. Um lugar onde hajam pessoas interessadas em aprender e profissionais engajados na luta pela educação e com intenção de dividir seus conhecimentos, esse lugar, para mim, tornasse uma escola,independentemente de suas condições (não subestimando a importância das mesmas). Quanto ao PPP
    realmente fundamental para a instituição de ensino, tendo em vista que é um projeto que visa adaptar-se às necessidades de aprendizagem do aluno.

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