segunda-feira, 16 de abril de 2012

SEGUNDA AULA DA PRIMEIRA UNIDADE

MITO E FILOSOFIA - RAZÃO E SENSO COMUM





FILOSOFIA: (do grego philosophia, amor à sabedoria):
Philo = amigo/amor; Sophia = sabedoria.

O QUE LEVA O HOMEM A FILOSOFAR? 
a) O ato de pensar
b) A visão
c) o raciocínio
d) A diferenciação(por quês)

O QUE CARACTERIZA O PROBLEMA FILOSÓFICO?
Os vazios
necessidade de conhecer.

CARACTERÍSTICAS DA FILOSOFIA:
1- Atitude em relação à totalidade dos objetos;
2- O caráter racional dessa atitude.
DO FILÓSOFO 
. O Estado de espírito

MITO:  

Etmologia - Mytheo/mythos- contar, narrar a outros, conversar).

Conceito: narrativa sobre a origem de alguma coisa. (terra, homens, plantas. Animais, fogo, água, ventos, bem, mal, saúde, doenças, morte, instrumentos, raças, guerras, poder etc.

COSMOGONIA
Geração do mundo a partir de forças geradoras (pai e mãe) divinos.

TEOGONIAS
GONIA/THEOS= narrativa da origem divina dos deuses.

DIFERENÇAS ENTRE FILOSOFIA E MITO

A filosofia explica a produção natural das coisas por elementos e causas naturais e impessoais. (Urano, composição, combinação, separação dos elementos).

A filosofia não admite contradições, fabulações. Exige coerência e lógica racional.
MITO:
O mito narra a origem através de genealogias, rivalidades ou alianças entre forças sobrenaturais.

O mito não se importa com as contradições. Com o fabuloso, o incompreensível - próprio da narrativa.

OUTRAS FORMAS DE CONHECIMENTO

- SENSO COMUM E BOM SENSO.
 Conhecimento adquirido por tradição; Herdado; Resultado da experiência.
 
Ideias que permitem interpretar a realidade.

Valores que nos ajudam a avaliar, julgar e agir.

- RACIONAL
RAZÃO: faculdade de raciocinar. O raciocínio é um gênero especial de pensamento no qual se derivam conclusões a partir de premissas.
 
FÉ: “ é o fundamento das realidades que não se espera e a prova das realidades que não se vêem”. (Hb 11.1).

15 comentários:

  1. O ser humano sempre procura uma forma de explicar aquilo que é inesplicável para ele,ex. nós cristãos acreditamos nos preceitos da Biblia onde após a morte seremos julgados por nossas açoes (vou pular os pormenores)e então iriamos ao céu ou inferno, entretanto, para o Hinduismo, existe um ciclo a ser seguido pela alma antes de que ela volte para aquele que o originou, ou seja, não existe inferno para eles, pois aquela alma pagaria pelos erros cometidos em uma reencarnação. Acho muito interessante os conceitos religiosos, pois para mim eles surgem para sanar esse "vazio" de conhecimento do ser humano sobre certas questões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Bom dia, Ana Jéssica!

      Olha, você questiona algo que a nossa cultura ocidental rejeita. E aí, onde está a verdade? Certa vez, o Mestre foi questionado a respeito da reencarnação e respondeu: - "Para mim não, mas para você, sim".

      Sempre faço uma pergunta: Por que o Cristianismo não admite a reencarnação? A resposta é óbvia para aqueles que compreendem o caminho do Cristo. Esse é um caminho de transcendência, onde cada experiência, sentimento precisa ser compreendido para não gerar aprisionamentos. Jesus mostrou isso em seu mandamento único: "Amai-vos uns aos outros como Eu vos Amo". Nesse caso, se assim o vivermos, não há necessidade de reencarnação, nem de discutí-la, nem de admití-la. Como esse caminho não não fácil, pois colocaram o Cristo bem longe e criaram um Deus separado, e a maioria dos humanos não cria espaço para a Divindade, aí sim, nesse caso, é bom estudar os conceitos da filosofia Oriental a respeito, pois eles têm um sentido de verdade.

      Um abraço!

      Oliveiros

      Excluir
  2. professor meu nome é ivo bezerra sou o aluno que questionou ontem sobre a questão da "alienação",gostaria que o senhor postasse algum texto que me esclarecesse melhor essa questão,pois tenho uma ideia formada a respeito mas foi interessante a forma que o senhor colocou na aula.

    ResponderExcluir
  3. Eis todos esses assuntos considerados "problemas" filosóficos por nós alunados, mesmo sendo mais básicos e mais comumente tratados. Mas cabe á nós não nos preocupar demasiado com a maneira como tais questões seriam tratadas por um filósofo — basta considerarmos como poderia responder-lhes, de uma maneira intuitiva e imediata.Na verdade, nos sentimentos pressionados para encontrar uma resposta, mas pensemos em diversas maneiras possíveis de responder e que razões se tem para pensar que essas respostas são corretas. As respostas, ou apenas a maneira por que se deve começar sequer a responder-lhes, são muito menos diretas do que poderíamos supor. O intuito com todos esses tópicos é compartilhar todo tipo de informação que preenche nossa mente mediante o professor,e o meio em que vivemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Adella!
      Noto que há uma preocupação de sua parte com pressão para responder a determinada questões. Você está certa, essa pressão existe e não vai deixar de existir, senão a pessoa continuaria do mesmo jeito, não teria motivo para caminhar em alguma direção. Vejo essa pressão positiva. Obrigado por sua participação, ela pode ser motivo de importante reflexão sobre o que você diz.
      Um abraço!
      Oliveiros

      Excluir
  4. Excelente os questionamentos do professor e da turma. Fiquei indagando até agora sobre a existencia ou não da verdade absoluta, investiguei e conceituei. Conclui embasado na arte de argumentar, que o argumento do retor ou orador faz o conceito de verdade, ela torna-se absoluta por um tempo determinado pela aceitação racional. Quém tem posse do argumento cria o conceito e convence para a verdade dele.

    E para aqueles que jugam a verdade como relativa, caminham para dissociação do conceito. A verdade torna-se relativa quando há dúvidas sobre a primissa básica ou conceito inicial. Ou seja todas as verdades absolutas tendem à relatividade quando prova-se o oposto do que conceituava-se.

    Conclui.
    Nós somos "os relativadores da verdade".

    Vamos gente! Explorar esses questionamentos. Provar as "inverdades" e montar novos conceitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei muito interessante o que foi dito por você Romildo.

      Excluir
    2. Bom dia, Romildo!

      Sua reflexão sobre a verdade só engrandece o nosso estudo. Você está certo. A nossa incompletude é que relativiza o conhecimento sobre algo. Isto quer dizer que não conhecemos plenamente o que se nos apresenta como verdade. Tragamos a colocação do Colega sobre o Pai ou Mãe como verdade plena. Não negamos a relação maravilhosa de Pai e Mãe, mas do ponto onde nos encontramos o sentido de um Pai e de uma Mãos são tão grandiosos que não podemos mensurar, nem definí-lo plenamente, haverá sempre algo a conhecer e a sentir sobre. Assim a verdade Pai ou Mãe se relativisa, não está plena.

      Um abraço!

      Oliveiros

      Excluir
  5. E falando em mito...

    Para aqueles que são bons leitores fica a dica:
    O MITO DA CAVERNA - PLATÃO
    http://scm2000.sites.uol.com.br/mitodacaverna.html

    ResponderExcluir
  6. Meus queridos amigos do curso de letras , recomendo que vocês leiam o Mundo de Sofia, é um romance sobre a história da filosofia , é um otimo livro , vocês com certeza irão gostar.

    http://www.submarino.com.br/produto/1/45231/mundo+de+sofia:+romance+da+historia+da+filosofia,+o

    ResponderExcluir
  7. Filosofamos para descobrir coisas, questionamos para encontrar a razão.
    Somos instinto, sentimento e razão e temos que saber balancear os três.
    Sócrates dizia que sua sabedoria era limitada à sua própria ignorância. Segundo ele, a verdade está escondida em cada um de nós, só é visível aos olhos da razão. Por isso aquela frase "Só sei que nada sei".

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, jovem!
    No final, procuramos sempre uma razão para cada coisa, principalmente para as que nos incomodam. Quando somos incomodados, em geral expressamos a nossa ignorância. Enquando a nossa verdade se mantém escondida, nossos olhos só revelam o que alcançam. Além da linha do horizonte há outros horizontes. Obrigado por sua participação;
    Um abraço!
    Oliveiros

    ResponderExcluir
  9. Passando para dar uma lida nos comentários!!! Boa Noite!!!

    ResponderExcluir
  10. gostei muito do comentario do Romildo sobre a verdade absoluta.

    ResponderExcluir