terça-feira, 17 de abril de 2012

Sugestão de leitura - Aula dois e Três

A Filosofia da Educação e a Análise de Conceitos Educacionais (1)

Eduardo O C Chaves
http://chaves.com.br/TEXTSELF/PHILOS/filed77-1.htm

O texto lincado nos traz uma reflexão bastante interessante sobre a disciplina que estamos estudando. Sugiro a sua leitura atenta, pois pode representar muito ante as nossas conversas e discussões da Última aula. Leiam pelo menos a primeira parte. Boa leitura.

9 comentários:

  1. Bom dia Profº eu estava lendo sobre filosofia e vi que não uma resposta exata para o que é filosofia sempre deixa a pensar, mas no real que é filosofia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adailton, minha opinião sobre a sua pergunta é a seguinte:

      do grego philosophia, amor à sabedoria.
      Você está filosofando sempre que busca novas respostas para seus questionamentos.

      Excluir
    2. Bom dia,

      obrigado por sua participação. Veja que precisamos compreender bem nesse estudo, o que é SABEDORIA? para que os questionamentos sobre algo enseje a resposta de ordem filosófica e possamos escolher o caminho a percorrer.

      Um abraço!

      Oliveiros

      Excluir
  2. Bom dia professor,

    Então,há várias maneiras de explicar o que é filosofia.Dando ênfase ao fato de que não há uma verdade absoluta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daiane!
      É bom ver a participação de vocês nesse espaço.
      Quando nos deparamos com o estudo da Filosofia esse é o primeiro impacto, entender a própria filosofia. Creio que vocês já entenderam essa história de verdade absoluta, ela só é absoluta enquanto não surge alguém que a questione, e comece a propor novas formas de ver essa verdade.
      Um abraço!
      Oliveiros

      Excluir
  3. Boa tarde a todos!

    Bem, eu li até onde pude sobre o filósofo analítico e achei interessante a parte que diz : que ele reflete sobre as reflexões do cientista natural e do historiador , buscando elucidar e criticamente examinar os conceitos, procurando assim entender seus modos de argumentação e interferência, ou seja,é mais ou menos o que acontece nas salas de aula, para se obter op conhecimento, refletimos, buscamos, procuramos a crítica, argumentamos , enfim filosofamos muitas vezes sem perceber.

    Elma Vilma - 2º período de letras Português/Francês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Vilma!
      Essa atenção a aplicação desses conceitos da Filosofia são muito importantes para acançarmos os objetivos da disciplina. Estou feliz pela sua participação.
      Um abraço,
      Oliveiros

      Excluir
  4. bom dia porfessor!
    ainda relacionado a verdade absoluta, em meu entendimento a verdade para ser absoluta ela deve ser unânime, ou seja, quando digo que sou filho de minha mãe e que isto é uma verdade absoluta, ela deixa um esspaço para ser questionado, deixando assim de ser unânime.
    ou será que estou um pouco enganado?//

    ResponderExcluir
  5. Bem, eu sei que a dúvida não é uma verdade.
    E entendo assim que não existe "verdade absoluta",pois a verdade sofre modificações com o passar do tempo, o que era certo no passado hoje não é mais, o que é considerado certo agora não era antes...
    E assim sucessivamente, não podemos afirmar que acreditamos 100% em alguma coisa e também não devemos duvidar totalmente dessa coisa.Entenderam?

    ResponderExcluir