domingo, 20 de maio de 2012

A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA PARA A EDUCAÇÃO III

A CONTRIBUIÇÃO DA FILOSOFIA PARA A EDUCAÇÃO


Introdução
No contexto da história da cultura ocidental, é fácil observar que educação e filosofia sempre estiveram juntas e próximas. Pode-se constatar, com efeito, que desde seu surgimento na Grécia clássica, a filosofia se constituiu unida a uma intenção pedagógica, formativa do humano. Ela já nasceu paidéia! Para não citar senão o exemplo de Platão, em momento algum o esforço dialético de esclarecimento que propõe ao candidato a filósofo deixa de ser simultaneamente um esforço pedagógico de aprendizagem. Praticamente todos os textos fundamentais da filosofia clássica implicam, na explicitação de seus conteúdos, uma preocupação com a educação.
Além desse dado intrínseco do conteúdo de seu pensamento, a própria prática dos filósofos, de acordo com os registros históricos disponíveis, eslava intimamente vinculada a uma tarefa educativa, fossem eles sofis-tas ou não, a uma convivência escolar já com características de institucio-nalização.
A verdade é que, em que pese o ainda restrito alcance social da educação. a filosofia surge intrinsecamente ligada a ela, autorizando-nos a consi-derar, sem nenhuma figuração, que o filósofo clássico sempre foi um grande educador.
Desde então, no desenvolvimento histórico-cullural da filosofia ocidental, essa relação foi se estreitando cada vez mais. A filosofia escolástica na Idade Média foi, lileralmene, o suporte fundamental de um método pedagógico responsável pela formação cultural e religiosa das gerações
' Professor Assistente, Doutor da Faculdade de Educacão, da USP
européias que estavam constituindo a nova civilização que nascia sobre os escombros do Império Romano. E que falar então do Renascimento. com seu projeto humanista de cultura, e da Modernidade, com seu projeto iluminista de civilização?
Não foi senão nesta última metade do século vinte que essa relação tendeu a se esmaecer! Parece ser a primeira vez que uma forte tendência da filosofia considera-se desvinculada de qualquer preocupação de natureza pedagógica, vendo-se tão-somente como um exercicio puramente lógico Essa tendência desprendeu-se de suas próprias raízes, que se encon-travam no positivismo, transformando-se numa concepção abrangente. denominada neopositivismo, que passa a considerar a filosofia como tarefa subsidiária da ciência, só podendo legitimar-se em situação de dependência frente ao conhecimento cientifico, o único conhecimento capaz de verdade e o único plausível fundamento da ação. Desde então qualquer critério do agir humano só pode ser técnico, nunca mais ético ou político. Fica assim rompida a unidade do saber.
Mas, na verdade, esse enviesamento da tradição filosófica na contempo-raneidade é ainda parcial, restando válido para as outras tendências igualmente significativas da filosofia atual que os esforços de reflexão filosófica estão profunda e intimamente envolvidos com a tarefa educa-cional. E este envolvimento decorre de uma tríplice vinculação que deli-neia três frentes em que se faz presente a contribuição da filosofia para a educação.
A Educação como Projeto, a Reflexão e a Práxis


CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA PARA A EDUCAÇÃO

Dermeval Saviani*
http://www.emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/715/638

2 comentários:

  1. devemos sempre refletir sobre o que herdamos de cultura e sabedoria dos filosofos dos seres pensantes que conhecemos durante nossa formacao educacional.Para isto lembro-me daquela frase de Decart PENSO LOGO EXISTO.Por que o que seria das respostas se nao fossem as perguntas,no mundo globalizado que vivemos.

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  2. Isso mesmo Vilma. Muitos filósofos nos deixaram uma grande herança,levantando questões que até então não teria sido. Realmente sem perguntas não há respostas!
    De acordo com o meu ponto de vista, filosofia está para à educação de maneira notavelmente positiva, uma vez que se estiver realmente inserida e aplicada com o intuito das três frentes citadas no texto acima.

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