terça-feira, 17 de julho de 2012

ALUNOS DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DA UNEAL

SEGUNDO PERÍODO DE LETRAS - UNEAL - CAMPUS I



Léo Buscaglia: viver, educar, amar -

Entrevista
Ano 7 - nº 60 - 16 de agosto de 2007


E a educação?

Talvez a essência da educação não seja entupir os jovens de fatos, e sim ajudá-los a descobrir a sua singularidade, ensinar-lhes a desenvolvê-la e depois mostrar-lhes como doá-la. Nenhum professor jamais ensinou alguma coisa a alguém. As pessoas aprendem por si. Como professores temos que acreditar na mudança, temos que saber que é possível, do contrário não estaríamos ensinando, pois a educação é um constante processo de modificação. Há uma mesa cheia de maravilhas. A educação é o processo de levar as pessoas a ela. Você pode enfeitar a mesa, não pode obrigar ninguém a comer. Todo mundo ensina a todo mundo, o tempo todo, o que são e quem são. Por isso é que todo mundo é professor. Como pessoa afetuosa, é bom você ter muito, muito cuidado com os rótulos que põe nos outros.

21 comentários:

  1. Ficou muito legal e a citação muito motivante, se realmente todos começassem a agir dessa forma melhoraria muito o respeito dos alunos.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem profº essa citação caiu como uma luva, mas a galera de letras é umas das melhores que a uneal ja teve.

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida, todos somos professores, ensinamos até sem perceber e aprendemos com isso, a busca pelo conhecimento vai muito além das salas de aula.

    ResponderExcluir
  4. pois é, muito feliz esta reflexão sobre a educação em meio aos professores, e não podemos deixar de recordar o principal responsável por este pensamento e olhar diferente de ver a educação, PAULO FREIRE, suas sábias palavras soam em nossos ouvidos, quando o mesmo diz: ninguem educa ninguem, ninguem educa a si mesmo, as pessoas se educam em sociedade mediatizadas pelo mundo....

    ResponderExcluir
  5. Texto muito bom. Traz uma reflexão importantíssima sobre o verdadeiro valor da educação.

    ResponderExcluir
  6. Sim! Realmente uma grande verdade, afinal todos temos o dom de sermos professores...a vida é um constante processo de transformação, transformação esta que nos obriga a buscar conhecimento e consequentemente passá-lo adiante, muitas vezes sem sequer percebermos!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom... é a pura realidade o professor é nosso intermediário em busca do conhecimento, mas isso só acontece quando o aluno se disponibiliza a buscar fontes... o professor não pode jamais cumprir todas suas obrigações sozinho... isso tem que partir de cada um...

    ResponderExcluir
  8. Muito bom mesmo, a moral de cada um forma as habilidades natas por isso todos somos professores.

    ResponderExcluir
  9. SEmpre se tem algo a ensinar e a se aprender. Professor e aluno deveriam ter uma relação de amizade, e não de opressão, como se apenas um tivesse o conhecimento em mãos.

    ResponderExcluir
  10. Professor, tive problemas com a minha conta google, por isso nada do que postava aparecia.

    ResponderExcluir
  11. Na minha opinião, professor e aluno deveriam conpartilhar conhecimento, todo conhecimento é válido.

    ResponderExcluir
  12. Excelente citação!!!
    Realmente a dedicação tem que partir de cada um... Cabe a nós professores o papel de incentivo a essa incessante busca pelo conhecimento.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Ser professor é ser um eterno aprendiz, um pesquisador, aprendemos coisas novas todos os dias e temos que incentivar os nossos alunos para que sejam autoditadas.

    ResponderExcluir
  15. Muito bom...isso mostra o quanto o papel do professor é importante e indispensavel na vida de alguem e que ele também aprende muito com seus alunos, havendo assim uma trocando de conhecimento constante entre eles.

    ResponderExcluir
  16. Ser professor é...
    Construir castelos.
    Não só castelos mágicos, belos e grandiosos.
    Mas castelos fortes, com bases firmes.
    Capazes de resistir ao tempo, às tempestades...
    Às guerras e aos conflitos.

    É ser capaz de enxergar longe.
    Ver além do que se possa imaginar.
    É sentir e esperar sempre...
    Que tudo embora não seja perfeito.
    Transforma-se em coisas belas,
    Significantes e edificantes.

    Ser professor é acalentar sonhos.
    Realizar desejos, mostrar caminhos.
    Partilhar alegrias...
    Conviver com as tristezas.
    Transformar planos em realidade.

    É ver nas entrelinhas.
    Buscar o que está lá no fundo guardado...
    Trancado, acanhado e transformá-lo...
    Em grandes conquistas e realizações.

    O professor semeia e constrói um mundo...
    De magia, beleza, sonhos e conhecimento.

    ResponderExcluir
  17. "...os professores semeiam sonhos numa sociedade que perdeu a capacidade de sonhar."
    (Augusto Cury)

    ResponderExcluir
  18. Nossa professor!Muito intenso e motivante o conteúdo dessa entrevista.
    Eu concordo com a definição sobre o amor que Léo Buscáglia propõe.E em relação à educação, realmente somos todos educadores.

    ResponderExcluir
  19. Realmente professor, nós professores não podemos querer ser mais que os alunos, pois somos todos aprendizes. Os alunos precisam querer aprender e não serem obrigados a isso. Temos a grande responsabilidade de além de ensinar, educar esses alunos, pois o que esta acontecendo atualmente é que os pais deixam toda essa responsabilidade para a escola, e consequentemente aos professores. Temos sim esse poder de mudar a realidade do país somente através da educação. Um fato que me chama muito a atenção, é que ultimamente as pessoas colocam todas as esperanças na justiça para resolver problemas como o da violência, mas eu acho que a educação por si só resolve esses e outros problemas sociais, entretanto as pessoas por verem o sistema educacional tão defasado acabam perdendo as esperanças em relação ao futuro através da educação, e muitas vezes até mesmo os próprios profissionais da área não acreditam nessa mudança, infelizmente!!

    ResponderExcluir
  20. Como diz Paulo Freire: "Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo".

    ResponderExcluir