quinta-feira, 17 de maio de 2012


DISCUTINDO VALORES HUMANOS NA ESCOLA


A Escola deve ou não envolver-se com ações voltadas para a transmissão de valores?
Sugiro que abram o link abaixo  e façam uma leitura atenta desse trabalho da Professora Terezinha Azeredo Rios. Veja abaixo dois tópicos do texto sugerido. É sempre bom ampliar nosso horizonte de conhecimento.

Educar-se: Nascer Junto

A educação é um processo de socialização e criação de saberes, crenças, valores, com a finalidade de ir construindo e reconstruindo as sociedades, os indivíduos e grupos que a constituem. É um movimento longo e complexo, no sentido de as pessoas nele envolvidas irem renascendo, a cada momento, junto com os outros. O educador francês Bernard Charlot nos diz que nascer é penetrar na condição humana. Entrar em uma história, a história singular de um sujeito inscrita na história maior da espécie humana. Entrar em um conjunto de relações e interações com outros homens. Entrar em um mundo onde ocupa um lugar (inclusive, social) e onde será necessário exercer uma atividade. Por isso mesmo, nascer significa ver-se submetido à obrigação de aprender. Aprendendo para construirse, em um triplo processo de “hominização” (tornar-se homem), de singularização (tornar-se um exemplar único de homem), de socialização (tornar-se membro de uma comunidade, partilhando seus valores e ocupando um lugar nela). Aprender para viver com outros homens com quem o mundo é partilhado. (Charlot, 2000:53)


É à instituição escolar que se atribui a tarefa de, sistemática e intencionalmente, organizar a proposta da educação que vá ao encontro das necessidades concretas das diferentes sociedades. De ensinar, para dar consistência àquela proposta. Os professores são, então, aqueles que têm o ofício de ensinar, ofício no qual vão sempre aprendendo, “na ensinação”, como diria Guimarães Rosa.

Conhecimento e Valor
http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/25/3/D04_O_Gesto_do_Professor_Ensina.pdf

7 comentários:

  1. O texto linkado na postagem é interessantíssimo, leiam.

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    1. Bom dia, Alice!
      Realmente é muito importante que se faça essa leitura. Leva-nos a um repensar sobre o trabalhar valores na Escola.

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Texto muito interessante, realmente.
    O professor não deve ser visto como um mero transmissor de conteúdos, programados a partir de um material didático qualquer. A imagem do professor possui um grande "peso", talvez por isso muitos alunos sigam seus mestres naquilo que fazem. Os professores devem buscar além transmissão dos conteúdos disciplinares, a transmissão de valores morais e éticos e a partir disso a transformação na realidade de vida de cada aluno.

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  4. A escola é uma instituição que tem um papel fundamental na vida de um cidadão.À escola é atribuida a ensinar, desenvolver valores neles ainda adormecidos, e formar cidadãos de bem.
    Porém a escola tem o dever de lapidar , é preciso que exista uma parceria com a família.
    A família deve educar , passar valores, pois ela é a principal instituição na vida de um cidadão, e junto com a escola formar cidadãos de bem.

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  5. O ambiente escolar não deve ser visto apenas como um ambiente onde professores passam aos alunos conteúdos presentes nos livros didáticos. Não! A escola é responsável pela transmissão de valores, do caráter, introdução a cidadania entre outros. E para uma melhor transmissão de valores e conhecimentos,a escola, por meio dos professores, deve criar um vínculo afetivo com os educandos, que a manterá ligada em todos os sentidos, proporcionando de maneira mais eficaz, a transmissão de valores.

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  6. Nesse caso ,e sobre o que foi publicado ou linkado ,como digitou a Alice acho interessante para todo aquele que almeija ser professor criar vinculos com os alunos e tornar possivel uma convivencia amigavelmente ,com confianca e respeito .

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