sexta-feira, 15 de junho de 2012

AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO


O que é educação?

“É a educação transmissão de conhecimentos? É a educação preparação para a cidadania democrática responsável? É a educação o desenvolvimento das potencialidades do indivíduo? É a educação adestramento para o exercício de uma profissão? As várias respostas, em sua maioria conflitantes, dadas a essas perguntas são indicativas da adoção de conceitos de educação diferentes, muitas vezes incompatíveis, por parte dos que se preocupam em responder a elas. Este fato, por si só, já aponta para a necessidade de uma reflexão sistemática e profunda sobre o que seja a educação, isto é, sobre o conceito de educação”.  http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/chaves.htm 

Platão acredita que a educação deve ser direcionada à aquisição do conhecimento do Bem e da Verdade, e também que aprender é recordar. 



Paulo Freire

Educação é: “...um que-fazer humano. Que-fazer, portanto, que ocorre no tempo e no espaço, entre os homens,uns com os outros”.


BRANDÃO. Carlos R. O que é educação, 33ª Ed. Brasiliense, São Paulo. 1995.

A educação está em todos os lugares e no ensino de todos os saberes. Assim não existe modelo de educação, a escola não é o único lugar onde ela ocorre e nem muito menos o professor é seu único agente. Existem inúmeras educações e cada uma atende a sociedade em que ocorre, pois é a forma de reprodução dos saberes que compõe uma cultura, portanto, a educação de uma sociedade tem identidade própria.

http://www.faibi.com.br/downloads/ped/sintese_ideias.pdf




Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

"Meu único desejo, meu tema musical, meu diamante é a educação".




Educação é o desenvolvimento integral do indivíduo: Corpo, mente, espírito, saúde, emoções,pensamentos, conhecimento, expressão, etc. Tudo em benefício da própria pessoa, e a serviço de seu protagonismo e autonomia. Mas também sua integração harmônica e construtiva com toda a sociedade.
Jornal O Marisco, edição 103 Educação é centrar-se na formação integral do ser humano para que ele se reconheça no seu meio social.  

Do latim EDUCATION, 1. ação de criar(animais) ou alimentar(plantas); 2.  educação e instrução.

Do latim, educo, -is, -ere, -duxi, -ductum, 1.  Levar para fora, 2. fazer sair, 3. tirar de.  (Dic. Latino de Ernesto Faria)

A EDUCAÇÃO EM SEU CONTEXTO HISTÓRICO: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA FRENTE AO TERCEIRO MILÊNIO 
VÍDEO
FILOSOFIA PARA A EDUCAÇÃO

PRÁTICA NA ESCOLA






  




9 comentários:

  1. Penso que a educação é uma essência que trazemos conosco desde o nosso nascimento, essência esta que tem seu uso extremamente ligado à experiência de vida que adquirimos ao longo de nossas vidas.

    Quando se trata da transmissão da educação nas escolas, eu penso que em vez de a escola impor uma "linha correta" a ser seguida, a escola deveria traçá-la juntamente com os educandos, criando assim, um vínculo afetivo entre todas as suas partes formadoras, assim constituindo um desenvolvimento/educação mais saudável e eficaz.

    ResponderExcluir
  2. Penso que os métodos de educação deveriam ser revistos, a fim de se proporcionar uma melhor relação de ensino/aprendizagem. Tais métodos arcaicos, muitas vezas, sufocam qualquer oportunidade do aluno progredir, se elevar em seus estudos. está mais do que na hora de rever os conceitos do é a educação.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente, ainda se acredita em modelos antigos de educação, nos quais o professor é único detentor do conhecimento e o aluno tem de recebê-lo a qualquer custo, sem levar em consoderação o que mesmo pode questionar, debater e também oferer.

    ResponderExcluir
  4. Houve uma evolução em tais conceitos, no entanto, isso não é reconhecido ou levado em consideração pela maioria dos educadores.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o meu colega Sebastião. Muito importante e verdadeira a visão que demonstra ter em relação a educação. Me chamou atenção o texto de Rubem Alves, quando diz que... Precisamos de escolas que são asas, deixando para trás de vez as "escolas gaiolas".

    ResponderExcluir
  6. Os pais e muitos educadores ainda tem a idéia falha de que a educação tradicional, como a que se estudava antigamente é a que funciona, não atentando que os adultos de hoje possuem lacunas grandes em relação a educação que lhes foi dada.

    Ana Jéssica

    ResponderExcluir
  7. Como a educação está em todos os lugares consequentimente a escola não é o único lugar onde ela ocorre, ela está sempre a nossa volta, sempre aprendemos algo novo e transmitimos conhecimentos também mesmo sem perceber.

    ResponderExcluir
  8. Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, todos nós envolvemos pedaços da vida com el, seja para aprender ou para ensinar.Para saber, para fazer ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação. Com uma ou com várias: educação? Educações. É já que pelo menos por isso sempre achamos que temos alguma coisa a dizer sobre a mesma que nos invade a vida, transformando quem somos.

    ResponderExcluir