segunda-feira, 13 de julho de 2015

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - CONCLUSÕES II e III



CONCLUSÕES II

AINDA SOBRE MITOS

Os mitos espalham-se, mundo afora, como as águas nas planícies, o mito chega a todos, ninguém dele escapa.

O mito é o nada que é tudo.
O mesmo sol que abre os céus
É um mito brilhante e mudo.



Sugestão de leitura:

A Filosofia da Educação e a Análise de Conceitos Educacionais (1)

Eduardo O C Chaves

http://letrasofia.blogspot.com.br/2012/04/sugestao-de-leitura-aula-dois-e-tres.html

9 comentários:


Bom dia Profº eu estava lendo sobre filosofia e vi que não uma resposta exata para o que é filosofia sempre deixa a pensar, mas no real que é filosofia?




Adailton, minha opinião sobre a sua pergunta é a seguinte:

do grego philosophia, amor à sabedoria.
Você está filosofando sempre que busca novas respostas para seus questionamentos.



Bom dia,

obrigado por sua participação. Veja que precisamos compreender bem nesse estudo, o que é SABEDORIA? para que os questionamentos sobre algo enseje a resposta de ordem filosófica e possamos escolher o caminho a percorrer.

Um abraço!

Oliveiros



Bom dia professor,

Então, há várias maneiras de explicar o que é filosofia. Dando ênfase ao fato de que não há uma verdade absoluta.




Olá, Daiane!
É bom ver a participação de vocês nesse espaço.
Quando nos deparamos com o estudo da Filosofia esse é o primeiro impacto, entender a própria filosofia. Creio que vocês já entenderam essa história de verdade absoluta, ela só é absoluta enquanto não surge alguém que a questione, e comece a propor novas formas de ver essa verdade.
Um abraço!
Oliveiros



Elma           23 de abril de 2012 11:05

Boa tarde a todos!

Bem, eu li até onde pude sobre o filósofo analítico e achei interessante a parte que diz : que ele reflete sobre as reflexões do cientista natural e do historiador , buscando elucidar e criticamente examinar os conceitos, procurando assim entender seus modos de argumentação e interferência, ou seja,é mais ou menos o que acontece nas salas de aula, para se obter op conhecimento, refletimos, buscamos, procuramos a crítica, argumentamos , enfim filosofamos muitas vezes sem perceber.

Elma Vilma - 2º período de letras Português/Francês.




Boa tarde, Vilma!
Essa atenção a aplicação desses conceitos da Filosofia são muito importantes para alcançarmos os objetivos da disciplina. Estou feliz pela sua participação.
Um abraço,
Oliveiros



Bom dia professor!
ainda relacionado a verdade absoluta, em meu entendimento a verdade para ser absoluta ela deve ser unânime, ou seja, quando digo que sou filho de minha mãe e que isto é uma verdade absoluta, ela deixa um espaço para ser questionado, deixando assim de ser unânime.
ou será que estou um pouco enganado?//



Bem, eu sei que a dúvida não é uma verdade.
E entendo assim que não existe "verdade absoluta",pois a verdade sofre modificações com o passar do tempo, o que era certo no passado hoje não é mais, o que é considerado certo agora não era antes...
E assim sucessivamente, não podemos afirmar que acreditamos 100% em alguma coisa e também não devemos duvidar totalmente dessa coisa.  Entenderam?

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