segunda-feira, 13 de julho de 2015

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - CONCLUSÕES IV e V



CONCLUSÃO V


...Conhecimento está associado com pragmática, isto é, relaciona-se com alguma coisa existente no "mundo real" do qual temos uma experiência direta.

O conhecimento pode ainda ser aprendido como um processo ou como um produto. Quando nos referimos a uma acumulação de teorias, ideias e conceitos o conhecimento surge como um produto resultante dessas aprendizagens, mas como todo produto é indissociável de um processo, podemos então olhar o conhecimento como uma atividade intelectual através da qual é feita a apreensão de algo exterior à pessoa.



10 comentários:

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"Conhecimento filosófico: Mais ligado à construção de ideias e conceitos. Busca as verdades do mundo por meio da indagação e do debate; do filosofar."
É essa busca pelas verdades do mundo que precisa estar sempre acesa em nós. Não podemos (nem devemos) estar satisfeitos com o meio, temos que buscar transformações e melhorias, temos que nos perguntar com mais frequência "por que é assim?, será que não podemos mudar?". O conhecimento, em todas as suas categorias, deve nos servir de base para responder a essas indagações e com isso encontrar as mudanças necessárias.
 

1.       


Bom, Kledja Araújo! É exatamente esse o ponto que pode levar ao conhecimento. "Por que é assim", será que não podemos mudar? E, olha, poder ver em cada coisa o contraditório, a partir daí o objeto pode se revelar completamente.

Obrigado pela participação.



O conhecimento filosófico é um dos mais importantes conhecimentos que podemos ter. Pois é na busca da verdade, da razão que questionamos.


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Boa tarde, Mary!
Sim, podemos e devemos questionar as "verdades"! Se usamos a razão, as questionamos sabendo por que e para que questionamos, se não existe um motivo justo para isso, é tolice, é inutilidade o que questionamos. Quando buscamos a verdade devemos estar conscientes do que buscamos, para que buscamos e por que buscamos, assim se estabelece um fluxo natural e tudo flue para a nossa compreensão e realização do conhecimento almejado.


  1.  


Muito interessante este assunto dialogado hoje em sala... pelo que entendi, o conhecimento só se faz existente quando a partir da informação recebida o individuo a processa e consegue dela usufruir na prática de multiplicar esta informação para o outro, sem esta prática, será apenas uma mera informação.
mas me surgiu uma dúvida, indo para o âmbito jornalistico, temos uma informação de que muitas vezes não usufruirmos dela, ou seja não há uma interação com o objeto de estudo, porém não deixamos de dizer que as matérias jornalisticas é um conhecimento. até onde podemos considerar informação e a partir de quando devemos considerar informação?


1.     


O que é realmente conhecimento "nas matérias jornalísticas"? Nessas matérias temos a informação que pode ser ou não importante.
O conhecimento é algo processado, construído. As matérias de jornais podem acrescentar ou não algo ao conhecimento do indivíduo, em geral levam-no a formar julgamentos, quase sempre, baseados em meias verdades que em poucos dias somem da realidade pessoal do leitor.
O conhecimento é algo estável que pode ser processado a qualquer momento como parte do universo pessoal. Os jornais, revistas e mídias em geral falam de coisas fluídas, que são agora, mas daqui há pouco não valem mais nada, evaporaram-se, ficando apenas um registro do acontecimento, tornado público.


  1.  


Conhecimento de vida, conhecimento intelectual, acho que antes de buscarmos qualquer tipo de conhecimento devemos nos conhecer. Nos perguntando primeiramente o que buscamos nesse mundo ,o que podemos fazer para que possamos melhorar o ambiente em que convivemos com outras pessoas que podem ver meu ponto de vista diferente do que realmente seja,e,se eu puder responder a essas perguntas com exito ja seria de bom grado,ja seria um bom inicio do que vem a ser conhecimento partindo de mim mesmo.

  1.  


Em minha opinião, conhecimento é o conjunto de informações que adquirimos sobre os seres, coisas, lugares etc. Essa aquisição é feita durante toda a vida, de forma constante.
Em relação aos conhecimentos acima citados, todos têm sua importância, oque varia são as formas pelas quais se buscam os mesmos.


1.       


Boa tarde, Isabela!

Em primeiro lugar, obrigado por estar participando. Em segundo, considerando o seu comentário, chamo a atenção para o fato de você considerar o "conjunto de informações" como conhecimento, discutimos bastante esse assunto em sala. Essas informações podem se tornar conhecimento quando as usamos de forma prática, para algo útil. A informação pela informação não resulta em sabedoria. É sempre muito bom refletir sobre isso porque nos leva a pensar no que fazemos com a informação que recebemos: a transformamos em conhecimento?(sabedoria).

Um abraço!

Oliveiros


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Boa dica!
Refletirei sobre o assunto, obrigada.



A filosofia da educação é um ramo do pensamento que se dedica à reflexão sobre os processos educativos, à análise do(s) sistema(s) educativo(s), sistematização de métodos didáticos, entre diversas outras temáticas relacionadas com a pedagogia. O seu escopo principal é a compreensão das relações entre o fenômeno educativo e o funcionamento da sociedade.


2 comentários:

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É muito interessante a maneira de pensar de Immanuel Kant. Eu vejo a mesma como a que realmente mais se aproxima da realidade, já que por mais que se "treine" um cidadão,a sua conduta e valores morais falarão mais alto.
Ao meu ver, a educação envolve a nossa conduta, nossos valores morais, o nossos conhecimentos culturais e muito mais de nós. E sendo assim, o "treinamento" de um cidadão, visando o seu bom comportamento não seria eficaz, ou pelo menos não mais eficaz que o desenvolver de seus valores e máximas morais.



A meu ver esse immanuel Kant tinha um pensamento do que hoje tentamos realizar com nossos filhos ,por que por mais que tentemos lhe mostrar um caminho denominado certo por nosso ponto de vista,os filhos geralmente tendem a ir por um camihno contrario.Fazendo suas proprias escolhas e formando suas proprias regras do que acham que seja certo.E com os jovens de hoje em dia nao e diferente,pois eles modelam suas vidas a partir do seu proprio ponto de vista esculpido por ele mesmo por mais que tentemos treina-los.


“A educação é um processo de socialização e criação de saberes, crenças, valores, com a finalidade de ir construindo e reconstruindo as sociedades, os indivíduos e grupos que a constituem”.

2 comentários:

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devemos sempre refletir sobre o que herdamos de cultura e sabedoria dos filosofos dos seres pensantes que conhecemos durante nossa formacao educacional.Para isto lembro-me daquela frase de Decart PENSO LOGO EXISTO.Por que o que seria das respostas se nao fossem as perguntas,no mundo globalizado que vivemos.

  1.  


Isso mesmo Vilma. Muitos filósofos nos deixaram uma grande herança,levantando questões que até então não teria sido. Realmente sem perguntas não há respostas!
De acordo com o meu ponto de vista, filosofia está para à educação de maneira notavelmente positiva, uma vez que se estiver realmente inserida e aplicada com o intuito das três frentes citadas no texto acima.



A meu ponto de vista e com base nos estudos filosoficos devemos ensinar aos individuos a agirem como seres pensantes que somos.Podemos constatar nos livros de filosofia que o filosofo ensinava seus discipulos ou seguidores a pensar e tirar suas proprias definicoes de determinado assunto.E devemos sempre nos perguntar e pro.curar respostas para tudo o que nos causa duvida procurando os argumentos necessarios e solidificando respostas.


Desde a antiguidade o Homem preocupou-se em buscar respostas para si mesmo e para o mundo que se volta para ele. Encontrar essas soluções era significativo. Nos tempos antigos, na era de Pitágoras, Homero, Sócrates não era através de livros, palestras ou outros meios e sim, apenas pelo pensar.

7 comentários:

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O texto linkado na postagem é interessantíssimo, leiam.


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Bom dia, Alice!
Realmente é muito importante que se faça essa leitura. Leva-nos a um repensar sobre o trabalhar valores na Escola.


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Texto muito interessante,  realmente.
O professor não deve ser visto como um mero transmissor de conteúdos, programados a partir de um material didático qualquer. A imagem do professor possui um grande "peso", talvez por isso muitos alunos sigam seus mestres naquilo que fazem. Os professores devem buscar além transmissão dos conteúdos disciplinares, a transmissão de valores morais e éticos e a partir disso a transformação na realidade de vida de cada aluno.



A escola é uma instituição que tem um papel fundamental na vida de um cidadão.À escola é atribuida a ensinar, desenvolver valores neles ainda adormecidos, e formar cidadãos de bem.
Porém a escola tem o dever de lapidar , é preciso que exista uma parceria com a família.
A família deve educar , passar valores, pois ela é a principal instituição na vida de um cidadão, e junto com a escola formar cidadãos de bem.


Sebastiao                22 de julho de 2012 12:08

O ambiente escolar não deve ser visto apenas como um ambiente onde professores passam aos alunos conteúdos presentes nos livros didáticos. Não! A escola é responsável pela transmissão de valores, do caráter, introdução a cidadania entre outros. E para uma melhor transmissão de valores e conhecimentos, a escola, por meio dos professores, deve criar um vínculo afetivo com os educandos, que a manterá ligada em todos os sentidos, proporcionando de maneira mais eficaz, a transmissão de valores.

  1.  


Nesse caso ,e sobre o que foi publicado ou linkado ,como digitou a Alice acho interessante para todo aquele que almeija ser professor criar vinculos com os alunos e tornar possivel uma convivencia amigavelmente ,com confianca e respeito .


4 comentários:

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Também acho imprencídivel a filosofia na educação.



Acho essencial o estudo da filosofia na educação, influenciar os alunos a filosofar, a questionar, é de extrema importância na formação de futuros profissionais.

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Acho essencial para a boa educacao o estudo da filosofia,e,devemos mostrar para o aluno a importancia ,a contribuicao que nos dao os filosofos.Devemos mostraro quanto foi importante a curiosidade que moveu aqueles pensadores na busca por conhecer o que nao se conhecia.Na transmissao de valores culturais.

  1.  


Pelo oque entendi, aonde tem educação a filosofia está presente e portanto de um modo geral uma não dissocia-se da outra.

6 comentários:

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concordo bem com esta afirmação de que não seja por exclusividade da educação escolar transmitir valores, esta educação se dar em maior extremidade, importância e necessidade na educação familiar e da igreja como citada no texto e acrescento mais a importância também da educação social para esta transmissão dos valores.
porém não se deve por meio desta linha de pensamento isentar a educação escolar de uma contribuição nesta causa, de forma direta ou indireta a educação escolar também é uma ferramenta de muita importância neste processo.

  1.  

Oliveiros Nunes                     10 de maio de 2012 05:55

Bom dia, Diego!
É muito importante levantar essa discussão. Sugiro ler toda a abertura da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, do Título II, Artigo II, que trata do Princípios e Fins(http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf). A Omissão da Escola pode causar sérios danos na formação do Cidadão.
Um Abraço!
Oliveiros

  1.  

RomildoMi                14 de maio de 2012 12:55

Com base no artigo e em minha ótica: A Filosofia da Educação busca amalgamar a educação, ensino e aprendizagem. Porém as disparidades atuais do sistema educacional torna inviável a prática filosófica na educação, restando apenas a parte analítica da mesma.
Analisa-se, analisa-se e analisa-se uma realidade tão antiga e atual a um só tempo.
Somos levados a pontos de reflexão e neles paramos. Esquecemos a necessidade de completar a educação, mesmo sabendo que têm muita coisa faltando. Reflitamos então:
As instituições sociais não concentram o conhecimento elas apenas distribuem, porém há erros nesse ato?

O artigo deveria enfatizar o estudo, pois nele está o viés de todas as questões da educação. O aluno apenas assiste a aula se não houver estudo, ( a menos que seja autodidata)por mais que o professor esteja engajado com o espírito do ensinar. O estudo aliado à prática pode resolver parte dos questionamentos que nos cercam.

Lembrei que na aula anterior introduzimos a Lei que rege a educação(LDB), e notoriamente não precisou avançar os artigos para depararmos com a deficiência no cumprimento das diretrizes primordiais.
Então
Se a sociedade atual não garante àquilo que é básico, talvez o avanço seja tardio demais.

  1.  


A deficiencia no cumprimento das diretrizes primordiais e clara sendo preciso uma atitude radical para que se possa garantir oque seja necessario para o desenvolvimento da educacao como um todo,tornando possivel um desenvolvimento em conjunto,o que seria muito bom,porem nao e a realidade que temos.Achei interessante o ponto de vista do Romildo.

  1.  


Respondendo algumas das perguntas acima onde se pregunta se Pode haver ensino sem aprendizagem? Não. O ensino atua sobre a aprendizagem, isto é , o ensino é a acção criada para orientar a aprendizagem. Pode haver aprendizagem sem ensino? Sim , porque o ensino existe para motivar, dirigir e orientar a aprendizagem. Pode haver educação sem aprendizagem? Não . Para educar precisa-se do ensino o qual orienta a aprendizagem, portanto, para que alguem seja educado necessita de aprender algo relacionado com tal educação.

  1.  

Isabela                    5 de agosto de 2012 19:25

De acordo com oque o meu colega Diego coloca, não se pode isentar de forma alguma a educação escolar da transmissão de valores. Isso é fato!
A escola deve de forma contínua fazer parte deste importante processo, educando, guiando para o "caminho certo", de modo que se busque sempre mostrar os melhores valores possíveis para a formação de uma boa conduta.

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