segunda-feira, 13 de julho de 2015

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - CONCLUSÕES - VIII


DA PEDAGOGIA  LIBERAL

Relacionamento professor-aluno - São relações estruturadas e objetivas, com papeis bem definidos: o professor administra as condições de transmissão da matéria, conforme uma instrucional eficiente e efetivo em termos de resultados da aprendizagem; o aluno recebe, aprende e fixa as informações. O professor é apenas um elo de ligação entre a verdade científica e o aluno, cabendo-lhe empregar o sistema instrucional previsto. O aluno é um indivíduo responsivo, não participa da elaboração do programa educacional. Ambos são espectadores frente à verdade objetiva. A comunicação professor-aluno tem um sentido exclusivamente técnico, que garantir a eficácia da transmissão do conhecimento. Debates, discussões, questionamentos são desnecessários, assim como pouco importam as relações afetivas e pessoais dos sujeitos envolvidos no processo ensino aprendizagem.


8 comentários:
27 de agosto de 2012 15:44

Alice Barbosa          
Este é um tema que poderá dar um amplo debate.


Alice Barbosa           
Antes de qualquer coisa, liberalismo é uma filosofia política, não uma teoria econômica.


pois é, realmente é percebido que o liberalismo,visando as relações pedagógicas escolares, tem ganhando um sentido controvérsio, este não implica sentido de democracia como vem ganhando realce ou ainda um sentido aberto avançado, mas um sentido de organização social nesta via de problematização.
27 de agosto de 2012 19:25

luana lopes da silva        
muito interessante o texto acima que refere-se a relação aluno/professor, já está mais que evidenciado que o professor é apenas um elo de ligação do aluno para com o mundo intelectual, é necessário que o aluno e mais ainda o professor tenham essa visão e que pratiquem este pressuposto que deles são esperados.


vilma joseane nascimento da silva              
a relacao entre professor e aluno em sala de aula seria um pouco diferente do que se escreve nos livros ou em alguns textos.A realidade e outra.

2 de setembro de 2012 11:00

Elma         
Bem, falando um pouco sobre papel da escola na formação de atitude. Eu acho que a escola deve trabalhar sim para que os alunos busquem ter atitudes na sal de aula, porque é assim que o mesmo irá ter atitude também na vida, porém não é tão fácil desenvolver na formação escolar o indivíduo vai adquirindo ao longo da vida. Cabe aos professores observar seus alunos, estudar cada um, porque isso ajuda

Nenhum comentário:

Postar um comentário