segunda-feira, 13 de julho de 2015

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - CONCLUSÕES - I




Segue abaixo alguns tópicos dos assuntos tratados na abertura desse blog analisados por alunos do curso de Letras da UNEAL. Para ver os textos completos é só acessar o link no final dos tópicos referidos. 
Em filosofia é a inquietação que conduz ao questionamento.

O objeto da filosofia é a reflexão, o movimento do pensamento que nos permite recuar ou avançar dos fatos aparentemente banais para buscarmos seus fundamentos, que esclareça e traga sabedoria.

Filosofia (do grego Φιλοσοφία, literalmente «amor à sabedoria») é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.


A Filosofia usa a RAZÃO como a capacidade da mente humana que permite chegar a conclusões a partir de suposições ou premissas.

“Podemos definir a filosofia como a ciência das causas primeiras, para resolver o problema da vida”.

Atitude Filosófica

Atitude filosófica é uma atitude crítica e criativa frente à realidade posta pelo mundo.
A atitude filosófica é crítica porque o ser humano tomado por tal atitude duvida das verdades estabelecidas pela sociedade, como por exemplo, as regras estabelecidas que são postas em dúvida e, dessa maneira, o homem e a mulher tomados pela crítica fundamentam as suas crenças e não ficam alienados frente às verdades que o meio lhe impõe. Ele ou ela procuram o seu autoconhecimento ao colocar as coisas em dúvida.      


INTERAGIRAM COM ESSE ASSUNTO:
Foi entendido que:

* Atitude filosófica: É não aceitar nenhuma opinião sem antes questioná-la.
* Razão: O que se conclui a partir de alguma suposição.

* Livro que recomendo:
O Mundo de Sofia. Jostein Gaarder

Para download

http://filoczar.com.br/o_mundo_de_sofia.pdf



Boa Leitura!

A RAZÃO é a forma mais "desejada" pelo homem, a fim de compreender as questões do mundo a uma disputa e busca pela sabedoria, já que não tem limites essa fonte.

Na discussão sobre a verdade absoluta tivemos vários argumentos e questionamentos em relação a sua existência ou não. bem de um ponto de vista individual e de acordo com meus conhecimentos até aqui adquirido a verdade absoluta não existe. primeiramente pelo fato que pra ser absoluta ela deve ser unânime e inquestionável além do mais só será verdade absoluta até que seja provada ao contrário e/ou que suja uma nova verdade mais que esta..
muito boa estas discussões em sala de aula é um momento de aprendizado e de integração e participação da maioria dos alunos.

"e cada um de nós temos nossa própria verdade, que pode ser mentira"

Agora sim, já sei o que é a razão. Já não preciso odiar esse bicho...
Eu costumava achar que a razão era lógica e frieza implacável, universal e infalível. Uma espécie de essência exterior a mim. Não é nada disto. A razão é uma escolha que leva em conta tudo o que somos. Emoções, ilusões, expetativas e sei lá mais o quê. Acho que é por isto que não pode haver uma razão universal. Aquilo que é razão para alguém pode parecer loucura para mim. Porque o mais certo é que as minhas necessidades e desejos sejam diferentes. Também é por esta razão que os conflitos são inevitáveis e a razão porque a razão não é infalível.

O coração tem razões que a própria razão desconhece...
André Carlos Massolini

A razão quer falar, o coração quer escutar;
A razão quer mandar, o coração quer partilhar;
A razão quer definir, o coração quer sentir;
A razão quer calcular, o coração quer arriscar;
A razão quer determinar o futuro, o coração quer gozar o presente;
A razão quer regras, o coração quer espontaneidade;
A razão quer medir as palavras, o coração expressa-as sem medo;
A razão quer manipular, o coração quer apenas se expressar sem jogar;
Enfim, o que determina meu amor por alguém? A razão quer determinar características específicas: altura, peso, cor dos olhos, tipo físico etc... mas o coração ignora a razão porque, como diz Saint Exupery, “o essencial é invisível aos olhos” e é por isso que O CORAÇÃO realmente TEM RAZÕES QUE A PRÓPRIA RAZÃO DESCONHECE, como dizia Blaise Pascal...

Geralmente nos explicam que atitude filosófica seria uma forma antiquada de nos mostrar quem tem razão, mas pude ter certeza desse equivoco quando percebi ha algumas aulas atrás, que atitude filosófica seria uma decisão sabia sobre algo ,ou, alguma coisa que influenciaria diretamente na vida de um ser humano. Por exemplo, quando alguém de uma certa forma nos discrimina[DE UMA FORMA MEIO QUE CAMUFLADA], não devemos fazer a mesma coisa ,mas mostrar de uma forma sabia que isso pode trazer consequências positivas ou negativas para a vida daquele indivíduo .E, que só por que uma pessoa e diferente ou tem uma condição social diferente nunca deixa de ter seu valor. Que cor ou condições sociais não definem o caráter nem o desenvolvimento social ou cultural de um ser denominado HUMANO. penso eu que atitude filosófica seria pensar antes de falar. Já a razão seria raciocínio, compreensão. Para que não julguemos o que não conhecemos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário