segunda-feira, 13 de julho de 2015

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - CONCLUSÕES - VI



CONCLUSÕES - VI
Profissionalização de professores e a avaliação de alunos
Introdução ao pensamento complexo, Ciência com consciência e Os sete saberes necessários para a educação do futuro.
Provas e exames, segundo o educador, são apenas instrumentos de classificação e seleção, que não contribuem para a qualidade do aprendizado nem para o acesso de todos ao sistema de ensino
criador da Teoria da modificabilidade cognitiva estrutural (MCE), a teoria da Experiência da Aprendizagem Mediada (MLE), e o Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI). A ideia de que inteligência pode ser desenvolvida está associada ao trabalho do Professor Feuerstein
8 comentários:
23 de julho de 2012 08:46

Janyellen Martins               
De forma alguma a educação é algo invariável, pelo contrário, ela vem se modificando, se adequando às necessidades dos educandos em sala.
Jessie         
Acho que os PCN's são lindos na teoria, mas na prática não funcionam pq o Estado não dá suporte, é como a constituição, em teoria, funciona... mas vai ate a sala de aula pra ver.
Ass. Ana Jéssica
26 de julho de 2012 12:18

Sebastiao             
Ana Jéssica, achei o seu comentário muito interessante e concordo contigo, pois não adianta vociferarmos que podemos fazer da educação algo melhor, se não temos um apoio para fazermos disso algo realmente concreto.
De todas as teoria s apresentadas, nenhuma retoma o verdadeiro ambiente (SELVA) que é a sala de aula...
Isso tudo faz parte de um processo complexo entre sistema educacional, livro didático e competencia dos docentes...
Daiane dos Santos            
É preciso que os professores junto com órgãos superiores revejam o método de ensino aplicado em sala de aula.Pois, na prática tudo q o que o sistema de ensino propõe não está funcionando adequadamente.
Realmente sem apoio pedagogico,disciplina e interesse por parte de todos os orgaos competentes nehum professor sera capaz de resolver os problemas somente com um quadro ,um giz e seus ideais,seria uma guerra de um homen sozinho contra toda uma burocracia falha.Concordo com a Ana eo Sebastiao,realmente a realidade e outra.
 Isabela            
A educação atual muito deixa a desejar... Infelizmente a grande maioria dos professores são tomados pela falta de estímulo devido as condições as quais se deparam em relação ao ensino. Escolas sem estrutura alguma , "investimentos fantasmas" na educação, a falta de suporte, a qual citou a minha colega acima.
Em meio a tantos desencantos, na minha opinião o professor tem que adequar o seu planejamento à realidade de seus alunos, afinal o planejamento é para o aluno.
13 de agosto de 2012 15:31
Adella Cardoso             
Quase impossível tratar a educação como termo invariável. Ela não é uma poça de água parada, e sim um rio em movimento
A HISTÓRIA DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO BRASILEIRO
AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA ESCOLAR BRASILEIRA E SEUS PRESSUPOSTOS DE APRENDIZAGEM

13 comentários:

Kledja Araujo          
Acredito que a educação deve ser vista como meio de transformação e, para isso, as escolas e seus educadores precisam estar preparados. Para que a realidade social seja transformada pela educação todos os participantes dessa transformação (escola, professor, aluno) devem estar conscientes de seus papéis; os professores preparados para ajudar na emancipação da sociedade e os alunos dispostos a "sofrer" essa emancipação. Em suma, a visão transformadora da educação (discutida por Luckesi) é o único meio de se criar uma sociedade mais igualitária.
Compreendo que devemos, sim, lutar por uma escola “transformadora”, mas com certos cuidados. Que tipo de escola é essa, e até que ponto se quer essa transformação? Ou se está criando apenas outras formas que julgamos, ou nos levaram a julgar serem as melhores? Se estudarmos atentamente todas as tendências, veremos que uma escola deve ter um pouco de cada.
Se quebrarmos a formalidade da escola como conhecemos, poderemos pensar em uma educação feita pelos cidadãos que compõem o seu grupo social, onde suas carências/necessidades, seus anseios/desejos mais sinceros possam ser vistos pelo próprio grupo e serem motivados e ajudados a encontrar as próprias soluções para seus problemas e a desenvolverem muito suas capacidades e habilidades para transformar a sua própria realidade.

27 de junho de 2012 05:04
Kledja Araujo          
Acho que o objetivo dessa transformação é a igualdade de direitos (e deveres) e oportunidades à todos. É claro que a escola deve ser pensado por e para os que dela participam; e é exatamente aí que entra a quebra da educação tradicional vista como único meio de "salvação".
Olha, Kledja, A pergunta que me vem nessa hora da "quebra da educação tradicional" é como fazer isso se os "fazedores" da "escola" não tomarem consciência disso? Poucos podem e recebem poder para, pelo conhecimento da realidade, do estudo e da ciência ou pela intuição.
É verdade que existe um caminho longo a ser percorrido, mas como o próprio Luckesi já adverte em seu texto "A cosmovisão transformadora exige dos sistemas de ensino, mas especialmente, dos educadores — de modo individual, mas especialmente de modo organizado — um engajamento no investimento por uma sociedade igualitária e a contribuição da educação será formar, da melhor e mais atual forma possível, as crianças, os adolescentes e os adultos, com os quais trabalha. Daí, então, a necessidade de um planejamento consistente e politicamente comprometido do ensino, o que implica numa execução e numa avaliação da aprendizagem comprometidas com os mesmos ideários." Ou seja, além de tomarem consciência disso os "fazedores da educação" precisam estar engajados nisso.
 Oliveiros Nunes          
30 de junho de 2012 04:01
Ótimo, Kledja, o que você traz tem uma importância valiosa para compreendermos esse momento de nossos estudos, gostaria que os demais pudessem também entrar nessa interação.
Vamos destacar alguns pontos do que você aborda. O Luckesi diz que para se ter uma "cosmovisão transformadora" é preciso: organização dos sistemas e dos educadores; engajamento e investimento por uma sociedade igualitária; oferecer formação atualizada; para isso é preciso de planejamento consistente e comprometido politicamente; execução e avaliação da aprendizagem.
Em que isso implica para nós educadores e futuros ou já "fazedores de de educação"?
Kledja Araujo            
 3 de julho de 2012 04:41
Implica em mudanças consideráveis no modo de ver e de se fazer a educação. Quando a educação é vista como meio de transformação ela torna-se algo que precisa ser construído por todos e seus resultados dependerão do investimento de todos que fazem a escola. Diferente da visão "redentora" na qual a educação é a responsável pela salvação de uma sociedade já "desequilibrada".
Também acho que os demais deveriam investir nessa discussão, estou aprendendo bastante com as leituras.
A frase de Freire diz tudo, não se deve renegar o antigo, entretanto, deve-se abrir portas para o novo, pois o que ontem foi visto com bons olhos, hoje já não é visto da mesma forma.
Isabela            
23 de julho de 2012 19:58
A educação,tem poderes quase que absolutos sobre a sociedade, uma vez que a ela é atribuída, além da capacidade de direcionar a vida social, a força de redimir a sociedade.
Isso é um fato incontestável! Os poderes da educação ainda podem ir mais adiante!
Jessie             
26 de julho de 2012 10:10
Entretanto, o poder sobre a educação está na classe dominante que não tem interesse algum em que o povo tenha uma educação adequada. Pra que povão inteligente? pra constestar as decisoes deles? Pra duvidar de suas mentiras? Pra votar certo? O conhecimento é uma fonte de poder muito importante pra ser dada ao povão, por isso a educação no Brasil ainda é essa desgraça.
Marcella Rodrigues                
26 de julho de 2012 12:04
A educação sem duvida alguma é o alicerce para o desenvolvimento humano, é atraves dela que se constroi um futuro melhor, que se transforma um vida, uma sociedade.
Concordo com todas as minhas colegas.Infelizmente o poder de transformar a educação encontra-se em mãos erradas.
Texto muito bem apresentado, é uma pena que o pensamento pedagógico brasileiro não fica constante numa boa visão/prática. E sim fica sempre em movimento de maneiras erradas e contraditórias, talvez até por mãos erradas.
AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO
9 comentários:
Penso que a educação é uma essência que trazemos conosco desde o nosso nascimento, essência esta que tem seu uso extremamente ligado à experiência de vida que adquirimos ao longo de nossas vidas.
Quando se trata da transmissão da educação nas escolas, eu penso que em vez de a escola impor uma "linha correta" a ser seguida, a escola deveria traçá-la juntamente com os educandos, criando assim, um vínculo afetivo entre todas as suas partes formadoras, assim constituindo um desenvolvimento/educação mais saudável e eficaz.
Janyellen Martins                      2
3 de julho de 2012 08:17
Penso que os métodos de educação deveriam ser revistos, a fim de se proporcionar uma melhor relação de ensino/aprendizagem. Tais métodos arcaicos, muitas vezas, sufocam qualquer oportunidade do aluno progredir, se elevar em seus estudos. está mais do que na hora de rever os conceitos do é a educação.
Janyellen Martins              
23 de julho de 2012 08:25
Infelizmente, ainda se acredita em modelos antigos de educação, nos quais o professor é único detentor do conhecimento e o aluno tem de recebê-lo a qualquer custo, sem levar em consoderação o que mesmo pode questionar, debater e também oferer.
Houve uma evolução em tais conceitos, no entanto, isso não é reconhecido ou levado em consideração pela maioria dos educadores.
Isabela              
23 de julho de 2012 20:12
Concordo com o meu colega Sebastião. Muito importante e verdadeira a visão que demonstra ter em relação a educação. Me chamou atenção o texto de Rubem Alves, quando diz que... Precisamos de escolas que são asas, deixando para trás de vez as "escolas gaiolas".
Jessie     
Os pais e muitos educadores ainda tem a idéia falha de que a educação tradicional, como a que se estudava antigamente é a que funciona, não atentando que os adultos de hoje possuem lacunas grandes em relação a educação que lhes foi dada.

Marcella Rodrigues        
26 de julho de 2012 12:17
Como a educação está em todos os lugares consequentimente a escola não é o único lugar onde ela ocorre, ela está sempre a nossa volta, sempre aprendemos algo novo e transmitimos conhecimentos também mesmo sem perceber.
Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, todos nós envolvemos pedaços da vida com el, seja para aprender ou para ensinar.Para saber, para fazer ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação. Com uma ou com várias: educação? Educações. É já que pelo menos por isso sempre achamos que temos alguma coisa a dizer sobre a mesma que nos invade a vida, transformando quem somos.


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