CONCLUSÕES - VI
- NOVOS PENSADORES EM EDUCAÇÃO
- AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO
- AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO
- GRÁFICO SOBRE O CONHECIMENTO
Profissionalização de professores e a avaliação de alunos
Introdução ao pensamento complexo, Ciência com consciência e
Os sete saberes necessários para a educação do futuro.
Provas e exames, segundo o educador, são apenas instrumentos
de classificação e seleção, que não contribuem para a qualidade do aprendizado
nem para o acesso de todos ao sistema de ensino
criador da Teoria da
modificabilidade cognitiva estrutural (MCE), a teoria da Experiência da
Aprendizagem Mediada (MLE), e o Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI).
A ideia de que inteligência pode ser desenvolvida está associada ao trabalho do
Professor Feuerstein
8 comentários:
De forma alguma a educação é algo invariável, pelo
contrário, ela vem se modificando, se adequando às necessidades dos educandos
em sala.
Acho que os PCN's são lindos na teoria, mas na prática não
funcionam pq o Estado não dá suporte, é como a constituição, em teoria,
funciona... mas vai ate a sala de aula pra ver.
Ass. Ana Jéssica
Ass. Ana Jéssica
Ana Jéssica, achei o seu comentário muito interessante e
concordo contigo, pois não adianta vociferarmos que podemos fazer da educação
algo melhor, se não temos um apoio para fazermos disso algo realmente concreto.
De todas as teoria s apresentadas, nenhuma retoma o
verdadeiro ambiente (SELVA) que é a sala de aula...
Isso tudo faz parte de um processo complexo entre sistema educacional, livro didático e competencia dos docentes...
Isso tudo faz parte de um processo complexo entre sistema educacional, livro didático e competencia dos docentes...
É preciso que os professores junto com órgãos superiores
revejam o método de ensino aplicado em sala de aula.Pois, na prática tudo q o
que o sistema de ensino propõe não está funcionando adequadamente.
Realmente sem apoio pedagogico,disciplina e interesse por
parte de todos os orgaos competentes nehum professor sera capaz de resolver os
problemas somente com um quadro ,um giz e seus ideais,seria uma guerra de um
homen sozinho contra toda uma burocracia falha.Concordo com a Ana eo
Sebastiao,realmente a realidade e outra.
A educação atual muito deixa a desejar... Infelizmente a
grande maioria dos professores são tomados pela falta de estímulo devido as condições
as quais se deparam em relação ao ensino. Escolas sem estrutura alguma ,
"investimentos fantasmas" na educação, a falta de suporte, a qual
citou a minha colega acima.
Em meio a tantos desencantos, na minha opinião o professor tem que adequar o seu planejamento à realidade de seus alunos, afinal o planejamento é para o aluno.
Em meio a tantos desencantos, na minha opinião o professor tem que adequar o seu planejamento à realidade de seus alunos, afinal o planejamento é para o aluno.
Quase impossível tratar a educação como termo invariável.
Ela não é uma poça de água parada, e sim um rio em movimento
A HISTÓRIA DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO BRASILEIRO
AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA ESCOLAR
BRASILEIRA E SEUS PRESSUPOSTOS DE APRENDIZAGEM
13 comentários:
Acredito que a educação deve ser vista como meio de
transformação e, para isso, as escolas e seus educadores precisam estar
preparados. Para que a realidade social seja transformada pela educação todos
os participantes dessa transformação (escola, professor, aluno) devem estar
conscientes de seus papéis; os professores preparados para ajudar na
emancipação da sociedade e os alunos dispostos a "sofrer" essa
emancipação. Em suma, a visão transformadora da educação (discutida por
Luckesi) é o único meio de se criar uma sociedade mais igualitária.
Compreendo que devemos, sim, lutar por uma escola
“transformadora”, mas com certos cuidados. Que tipo de escola é essa, e até que
ponto se quer essa transformação? Ou se está criando apenas outras formas que
julgamos, ou nos levaram a julgar serem as melhores? Se estudarmos atentamente
todas as tendências, veremos que uma escola deve ter um pouco de cada.
Se quebrarmos a formalidade da escola como conhecemos, poderemos pensar em uma educação feita pelos cidadãos que compõem o seu grupo social, onde suas carências/necessidades, seus anseios/desejos mais sinceros possam ser vistos pelo próprio grupo e serem motivados e ajudados a encontrar as próprias soluções para seus problemas e a desenvolverem muito suas capacidades e habilidades para transformar a sua própria realidade.
Se quebrarmos a formalidade da escola como conhecemos, poderemos pensar em uma educação feita pelos cidadãos que compõem o seu grupo social, onde suas carências/necessidades, seus anseios/desejos mais sinceros possam ser vistos pelo próprio grupo e serem motivados e ajudados a encontrar as próprias soluções para seus problemas e a desenvolverem muito suas capacidades e habilidades para transformar a sua própria realidade.
Acho que o objetivo dessa transformação é a igualdade de
direitos (e deveres) e oportunidades à todos. É claro que a escola deve ser
pensado por e para os que dela participam; e é exatamente aí que entra a quebra
da educação tradicional vista como único meio de "salvação".
Olha, Kledja, A pergunta que me vem nessa hora da
"quebra da educação tradicional" é como fazer isso se os
"fazedores" da "escola" não tomarem consciência disso?
Poucos podem e recebem poder para, pelo conhecimento da realidade, do estudo e
da ciência ou pela intuição.
É verdade que existe um caminho longo a ser percorrido, mas
como o próprio Luckesi já adverte em seu texto "A cosmovisão
transformadora exige dos sistemas de ensino, mas especialmente, dos educadores
— de modo individual, mas especialmente de modo organizado — um engajamento no
investimento por uma sociedade igualitária e a contribuição da educação será
formar, da melhor e mais atual forma possível, as crianças, os adolescentes e
os adultos, com os quais trabalha. Daí, então, a necessidade de um planejamento
consistente e politicamente comprometido do ensino, o que implica numa execução
e numa avaliação da aprendizagem comprometidas com os mesmos ideários." Ou
seja, além de tomarem consciência disso os "fazedores da educação"
precisam estar engajados nisso.
30 de junho de 2012 04:01
Ótimo, Kledja, o que você traz tem uma importância valiosa para compreendermos esse momento de nossos estudos, gostaria que os demais pudessem também entrar nessa interação.
Vamos destacar alguns pontos do que você aborda. O Luckesi diz que para se ter uma "cosmovisão transformadora" é preciso: organização dos sistemas e dos educadores; engajamento e investimento por uma sociedade igualitária; oferecer formação atualizada; para isso é preciso de planejamento consistente e comprometido politicamente; execução e avaliação da aprendizagem.
Em que isso implica para nós educadores e futuros ou já "fazedores de de educação"?
Ótimo, Kledja, o que você traz tem uma importância valiosa para compreendermos esse momento de nossos estudos, gostaria que os demais pudessem também entrar nessa interação.
Vamos destacar alguns pontos do que você aborda. O Luckesi diz que para se ter uma "cosmovisão transformadora" é preciso: organização dos sistemas e dos educadores; engajamento e investimento por uma sociedade igualitária; oferecer formação atualizada; para isso é preciso de planejamento consistente e comprometido politicamente; execução e avaliação da aprendizagem.
Em que isso implica para nós educadores e futuros ou já "fazedores de de educação"?
Implica em mudanças consideráveis no modo de ver e de se
fazer a educação. Quando a educação é vista como meio de transformação ela
torna-se algo que precisa ser construído por todos e seus resultados dependerão
do investimento de todos que fazem a escola. Diferente da visão
"redentora" na qual a educação é a responsável pela salvação de uma
sociedade já "desequilibrada".
Também acho que os demais deveriam investir nessa discussão, estou aprendendo bastante com as leituras.
Também acho que os demais deveriam investir nessa discussão, estou aprendendo bastante com as leituras.
A frase de Freire diz tudo, não se deve renegar o antigo,
entretanto, deve-se abrir portas para o novo, pois o que ontem foi visto com
bons olhos, hoje já não é visto da mesma forma.
A educação,tem poderes quase que absolutos sobre a
sociedade, uma vez que a ela é atribuída, além da capacidade de direcionar a
vida social, a força de redimir a sociedade.
Isso é um fato incontestável! Os poderes da educação ainda podem ir mais adiante!
Isso é um fato incontestável! Os poderes da educação ainda podem ir mais adiante!
Entretanto, o poder sobre a educação está na classe
dominante que não tem interesse algum em que o povo tenha uma educação
adequada. Pra que povão inteligente? pra constestar as decisoes deles? Pra
duvidar de suas mentiras? Pra votar certo? O conhecimento é uma fonte de poder
muito importante pra ser dada ao povão, por isso a educação no Brasil ainda é
essa desgraça.
A educação sem duvida alguma é o alicerce para o
desenvolvimento humano, é atraves dela que se constroi um futuro melhor, que se
transforma um vida, uma sociedade.
Concordo com todas as minhas colegas.Infelizmente o poder de
transformar a educação encontra-se em mãos erradas.
Texto muito bem apresentado, é uma pena que o pensamento
pedagógico brasileiro não fica constante numa boa visão/prática. E sim fica
sempre em movimento de maneiras erradas e contraditórias, talvez até por mãos
erradas.
AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO
9 comentários:
Penso que a educação é uma essência que trazemos conosco
desde o nosso nascimento, essência esta que tem seu uso extremamente ligado à
experiência de vida que adquirimos ao longo de nossas vidas.
Quando se trata da transmissão da educação nas escolas, eu penso que em vez de
a escola impor uma "linha correta" a ser seguida, a escola deveria
traçá-la juntamente com os educandos, criando assim, um vínculo afetivo entre
todas as suas partes formadoras, assim constituindo um desenvolvimento/educação
mais saudável e eficaz.
Penso que os métodos de educação deveriam ser revistos, a
fim de se proporcionar uma melhor relação de ensino/aprendizagem. Tais métodos
arcaicos, muitas vezas, sufocam qualquer oportunidade do aluno progredir, se
elevar em seus estudos. está mais do que na hora de rever os conceitos do é a
educação.
Infelizmente, ainda se acredita em modelos antigos de
educação, nos quais o professor é único detentor do conhecimento e o aluno tem
de recebê-lo a qualquer custo, sem levar em consoderação o que mesmo pode
questionar, debater e também oferer.
Houve uma evolução em tais conceitos, no entanto, isso não é
reconhecido ou levado em consideração pela maioria dos educadores.
Concordo com o meu colega Sebastião. Muito importante e
verdadeira a visão que demonstra ter em relação a educação. Me chamou atenção o
texto de Rubem Alves, quando diz que... Precisamos de escolas que são asas,
deixando para trás de vez as "escolas gaiolas".
Os pais e muitos educadores ainda tem a idéia falha de que a
educação tradicional, como a que se estudava antigamente é a que funciona, não
atentando que os adultos de hoje possuem lacunas grandes em relação a educação
que lhes foi dada.
Marcella Rodrigues
26 de julho de 2012 12:17
Como a educação está em todos os lugares consequentimente a
escola não é o único lugar onde ela ocorre, ela está sempre a nossa volta, sempre
aprendemos algo novo e transmitimos conhecimentos também mesmo sem perceber.
Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na
escola, todos nós envolvemos pedaços da vida com el, seja para aprender ou para
ensinar.Para saber, para fazer ou para conviver, todos os dias misturamos a
vida com a educação. Com uma ou com várias: educação? Educações. É já que pelo
menos por isso sempre achamos que temos alguma coisa a dizer sobre a mesma que
nos invade a vida, transformando quem somos.
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