terça-feira, 3 de novembro de 2015

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS - JAN AMOS COMENIUS


Jan Amos Comenius
Curta e Compartilhe!


Comenius, mestre, cientista, escritor e integrante da classe eclesiástica, nasceu no dia 28 de março de 1592, no município de Nivnitz, na Morávia, região localizada na Europa central, atualmente território da República Checa. Ele foi educado em um núcleo familiar protestante, no interior da igreja dos Irmãos Morávios, que adotava a linha de Jan Huss, dentro de um padrão de estrita humildade, singeleza e princípios inflexíveis e devotos.

Esta formação espiritual marcou decisivamente a mente de Comenius e o inclinou a seguir a vocação teológica. Ao completar 12 anos ele viu sua família deixar a vida; órfão, conheceu a educação desprovida de afeto, a rigidez do sistema escolar, com a imagem terrível do professor despótico, as lições pretensamente dogmáticas, dotadas de uma verdade absoluta, as temidas palmatórias e a característica severidade. O garoto recebe, neste ambiente lúgubre, tão somente os rudimentos da arte de ler, escrever e contar.

Estes elementos compõem a infância e a juventude de Comenius, e é justamente a forma como eles marcam seu espírito que o levam a desenvolver os alicerces do que ele considera a Didática Moderna, sistematizada em sua obra principal Didática Magna. O escritor se converte, então, no primeiro educador ocidental a privilegiar a interação entre os pólos instrução/aprendizagem, do ponto de vista das distinções entre estes princípios. Sua teoria era, sem dúvida, inovadora para a época, o século XVII.

A fatalidade parecia perseguir este pensador; convertido, aos 26 anos, em pastor da Igreja que sempre freqüentou, passou a residir em Fulnek, capital moraviana. Nesta região, assolada pelaGuerra dos Trinta Anos, ele contraiu matrimônio e teve filhos, mas novamente testemunhou seus familiares serem levados pela morte em uma epidemia que devastou a cidade, após a invasão da Espanha, em 1621. Além de tudo, Comenius também se viu despojado de seus livros e textos.

Segue para a Polônia em 1628, exilando-se dos assédios da intolerância religiosa. Aí o educador elabora panfletos de natureza religiosa, estimulando seus companheiros de fé. Sua popularidade se acentua e Comenius conquista seguidores de suas ideias na Inglaterra; na Suécia ele trava contato com o filósofo René Descartes.

Sua educação foi consumada na Universidade Calvinista de Herbron, na Alemanha, onde ele se graduou em Teologia e consolidou seus conhecimentos culturais; sua formação foi complementada na Universidade de Heidelberg. A metodologia didática do autor foi exposta em uma doutrina de teor filosófico denominada pansophia; os princípios contidos neste corpo doutrinário inspiraram as principais modificações na esfera da educação e o pensamento dos principais teóricos da história desta disciplina.

Seu sistema de ensino reafirma a igualdade de direito de todos os indivíduos no que tange ao acesso à esfera do conhecimento. Ele propõe a educação concreta e persistente; uma pedagogia veloz, econômica e sem esforço excessivo; a instrução com base na vivência cotidiana de cada um; o saber científico e artístico integral; o ensino congregado em um todo.

A atuação principal de Comenius se concentrou em Amsterdã, cidade na qual ele permaneceu até sua morte, precedida pela fama em todo o continente europeu; entre seus discípulos encontram-se Jean-Jacques Rousseau, John Locke e J. H. Pestalozzi. Em 1649 ele contrai novo matrimônio. O educador encontra a morte no dia 15 de novembro de 1670, combatendo até o final a intolerância. Ele foi sepultado em Naarden, e em seu sepulcro foi erguido um mausoléu. Seus ideais permitiram o surgimento, 300 anos depois, de um órgão como a UNESCO.




O CONCEITO DE EDUCAÇÃO EM JOÃO AMÓS COMENIUS 
Edson Pereira Lopes* 

RESUMO O pensamento de Comenius tem sido revisitado por meio de alguns pesquisadores comenianos preocupados em demonstrá-lo como pedagogo, sendo esta uma das razões pelas quais é conhecido como o “pai da pedagogia moderna”. Por outro lado, há poucas pesquisas que apontam Comenius como teólogo, enfatizando que ele não foi apenas um pedagogo, mas que sua atividade principal era a teologia. A partir dessa constatação, esta pesquisa objetivou demonstrar que só se pode compreender o conceito de educação de Comenius tendo como pressuposto fundamental a inter-relação da teologia com a pedagogia, entre as quais Comenius não faz distinção. É somente com este pressuposto que se compreende o motivo pelo qual Comenius destacou a educação, fundamentada no ensino, na moral e na piedade, como a salvação ou o remédio divino para a cura da corrupção do gênero humano, uma vez que ela tem como finalidade última fazer do homem um “paraíso de delícias para o Criador”.

1 PALAVRAS-CHAVE Comenius; Teologia; Morávios; Ensino, moral e piedade. 




FILOSOFIA, EDUCAÇÃO E METODOLOGIA DE ENSINO EM COMENIUS 
Ursula Rosa da Silva1

 Resumo: 
Este trabalho vai ao encontro da proposta de temática deste seminário de pensar novas alternativas provenientes da relação entre filosofia e educação, considerando a demanda de um convívio na diversidade. Comenius é um pensador do século XVII, pioneiro na proposta de uma educação democrática, que incluísse a todos, pobres, ricos, homens, mulheres, inteligentes e menos capazes. Na sua Didática Magna, com o ideal de pansofia, prega um ensinar “tudo a todos totalmente” (Omnes Omnia Omnimo). O significado destes termos, assim como a sua proposta educacional é que se pretende abordar. O presente estudo é parte de um projeto de pesquisa que está sendo desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas/RS, na linha de pesquisa História da Educação. Um dos objetivos específicos do referido projeto é o de retomar algumas idéias filosófico-pedagógicas ocidentais a respeito do pensar na criança, e é neste contexto que apresentamos o texto sobre as propostas de Comenius quanto à educação, seu fundamento filosófico e sua noção de infância.

 Palavras-chave:  Filosofia. Educação. Infância. 

A atualidade de um autor como Comenius2 se dá em dois aspectos: de um lado, em questões polêmicas, como por exemplo, a crítica que se faz a sua concepção do processo de conhecimento – convergindo um empirismo impressionista a um inatismo enquanto predisposição natural para o conhecer – e, de outro, nas temáticas completamente atuais que se encontram contempladas na sua proposta de educação, tais como, democratização do ensino; reforma das escolas; ensino não-fragmentado; educação infantil (de zero a seis anos) com conteúdos filosóficos; princípio da heterogeneidade educacional. 

Comenius apresenta a escola como sendo uma das principais bases da sociedade, o fundamento da formação humana: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário