Jan Amos Comenius
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Comenius, mestre, cientista, escritor e integrante da
classe eclesiástica, nasceu no dia 28 de março de 1592, no município de
Nivnitz, na Morávia, região localizada na Europa central, atualmente território
da República Checa. Ele foi educado em um núcleo familiar protestante, no
interior da igreja dos Irmãos Morávios, que adotava a linha de Jan Huss, dentro
de um padrão de estrita humildade, singeleza e princípios inflexíveis e
devotos.
Esta formação espiritual marcou decisivamente a mente de Comenius e o inclinou a
seguir a vocação teológica. Ao completar 12 anos ele viu sua família deixar a vida;
órfão, conheceu a educação desprovida de afeto, a rigidez do sistema escolar,
com a imagem terrível do professor despótico, as lições pretensamente
dogmáticas, dotadas de uma verdade absoluta, as temidas palmatórias e a
característica severidade. O garoto recebe, neste ambiente lúgubre, tão somente
os rudimentos da arte de ler, escrever e contar.
Estes elementos
compõem a infância e a juventude de Comenius, e é justamente a forma como eles
marcam seu espírito que o levam a desenvolver os alicerces do que ele considera
a Didática Moderna, sistematizada em sua obra principal Didática Magna. O
escritor se converte, então, no primeiro educador ocidental a privilegiar a
interação entre os pólos instrução/aprendizagem, do ponto de vista das
distinções entre estes princípios. Sua teoria era, sem dúvida, inovadora para a
época, o século XVII.
A fatalidade parecia
perseguir este pensador; convertido, aos 26 anos, em pastor da Igreja que
sempre freqüentou, passou a residir em Fulnek, capital moraviana. Nesta região,
assolada pelaGuerra dos Trinta Anos, ele contraiu
matrimônio e teve filhos, mas novamente testemunhou seus familiares serem
levados pela morte em uma epidemia que devastou a cidade, após a invasão da
Espanha, em 1621. Além de tudo, Comenius também se viu despojado de seus livros
e textos.
Segue para a Polônia
em 1628, exilando-se dos assédios da intolerância religiosa. Aí o educador
elabora panfletos de natureza religiosa, estimulando seus companheiros de fé.
Sua popularidade se acentua e Comenius conquista seguidores de suas ideias na
Inglaterra; na Suécia ele trava contato com o filósofo René Descartes.
Sua educação foi
consumada na Universidade Calvinista de Herbron, na Alemanha, onde ele se
graduou em Teologia e consolidou seus conhecimentos culturais; sua formação foi
complementada na Universidade de Heidelberg. A metodologia didática do autor
foi exposta em uma doutrina de teor filosófico denominada pansophia; os
princípios contidos neste corpo doutrinário inspiraram as principais
modificações na esfera da educação e o pensamento dos principais teóricos da
história desta disciplina.
Seu sistema de ensino
reafirma a igualdade de direito de todos os indivíduos no que tange ao acesso à
esfera do conhecimento. Ele propõe a educação concreta e persistente; uma
pedagogia veloz, econômica e sem esforço excessivo; a instrução com base na
vivência cotidiana de cada um; o saber científico e artístico integral; o
ensino congregado em um todo.
A atuação principal
de Comenius se concentrou em Amsterdã, cidade na qual ele permaneceu até sua
morte, precedida pela fama em todo o continente europeu; entre seus discípulos
encontram-se Jean-Jacques Rousseau, John Locke e J. H. Pestalozzi. Em 1649 ele
contrai novo matrimônio. O educador encontra a morte no dia 15 de novembro de
1670, combatendo até o final a intolerância. Ele foi sepultado em Naarden, e em
seu sepulcro foi erguido um mausoléu. Seus ideais permitiram o surgimento, 300
anos depois, de um órgão como a UNESCO.
O CONCEITO DE EDUCAÇÃO EM JOÃO AMÓS COMENIUS
Edson Pereira Lopes*
RESUMO
O pensamento de Comenius tem sido revisitado por meio de alguns
pesquisadores comenianos preocupados em demonstrá-lo como pedagogo,
sendo esta uma das razões pelas quais é conhecido como o “pai da pedagogia
moderna”. Por outro lado, há poucas pesquisas que apontam Comenius
como teólogo, enfatizando que ele não foi apenas um pedagogo, mas que sua
atividade principal era a teologia. A partir dessa constatação, esta pesquisa
objetivou demonstrar que só se pode compreender o conceito de educação de
Comenius tendo como pressuposto fundamental a inter-relação da teologia
com a pedagogia, entre as quais Comenius não faz distinção. É somente com
este pressuposto que se compreende o motivo pelo qual Comenius destacou a
educação, fundamentada no ensino, na moral e na piedade, como a salvação
ou o remédio divino para a cura da corrupção do gênero humano, uma vez
que ela tem como finalidade última fazer do homem um “paraíso de delícias
para o Criador”.
1
PALAVRAS-CHAVE
Comenius; Teologia; Morávios; Ensino, moral e piedade.
Para continuar lendo:
http://www.mackenzie.br/fileadmin/Mantenedora/CPAJ/revista/VOLUME_XIII__2008__2/O_Conceito_de_Educacao_em_Joao_Amos_Comenius__Edson_Pereira_Lopes_.pdf
Ursula Rosa da Silva1
Resumo:
Este trabalho vai ao encontro da proposta de temática deste seminário de pensar novas
alternativas provenientes da relação entre filosofia e educação, considerando a demanda de
um convívio na diversidade. Comenius é um pensador do século XVII, pioneiro na proposta
de uma educação democrática, que incluísse a todos, pobres, ricos, homens, mulheres,
inteligentes e menos capazes. Na sua Didática Magna, com o ideal de pansofia, prega um
ensinar “tudo a todos totalmente” (Omnes Omnia Omnimo). O significado destes termos,
assim como a sua proposta educacional é que se pretende abordar. O presente estudo é parte
de um projeto de pesquisa que está sendo desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação
em Educação da Universidade Federal de Pelotas/RS, na linha de pesquisa História da
Educação. Um dos objetivos específicos do referido projeto é o de retomar algumas idéias
filosófico-pedagógicas ocidentais a respeito do pensar na criança, e é neste contexto que
apresentamos o texto sobre as propostas de Comenius quanto à educação, seu fundamento
filosófico e sua noção de infância.
Palavras-chave: Filosofia. Educação. Infância.
A atualidade de um autor como Comenius2
se dá em dois aspectos: de um lado, em
questões polêmicas, como por exemplo, a crítica que se faz a sua concepção do processo de
conhecimento – convergindo um empirismo impressionista a um inatismo enquanto
predisposição natural para o conhecer – e, de outro, nas temáticas completamente atuais que
se encontram contempladas na sua proposta de educação, tais como, democratização do
ensino; reforma das escolas; ensino não-fragmentado; educação infantil (de zero a seis anos)
com conteúdos filosóficos; princípio da heterogeneidade educacional.
Comenius apresenta a escola como sendo uma das principais bases da sociedade, o
fundamento da formação humana:
Continuar lendo: http://coral.ufsm.br/gpforma/2senafe/PDF/013e4.pdf
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