sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Émile Durkheim e a educação



Em cada aluno há dois seres inseparáveis, porém distintos. Um deles seria o que o sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917) chamou de individual. Tal porção do sujeito - o jovem bruto -, segundo ele, é formada pelos estados mentais de cada pessoa. O desenvolvimento dessa metade do homem foi a principal função da educação até o século 19. Principalmente por meio da psicologia, entendida então como a ciência do indivíduo, os professores tentavam construir nos estudantes os valores e a moral. A caracterização do segundo ser foi o que deu projeção a Durkheim. "Ele ampliou o foco conhecido até então, considerando e estimulando também o que concebeu como o outro lado dos alunos, algo formado por um sistema de idéias que exprimem, dentro das pessoas, a sociedade de que fazem parte", explica Dermeval Saviani, professor emérito da Universidade Estadual de Campinas. 

Dessa forma, Durkheim acreditava que a sociedade seria mais beneficiada pelo processo educativo. Para ele, "a educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta". E quanto mais eficiente for o processo, melhor será o desenvolvimento da comunidade em que a escola esteja inserida.


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 http://revistaescola.abril.com.br/formacao/criador-sociologia-educacao-423124.shtml




EDUCAÇÃO COMO PROCESSO SOCIALIZADOR: FUNÇÃO HOMOGENEIZADORA E FUNÇÃO DIFERENCIADORA* 
Émile Durkheim 

As definições da educação: exame crítico. 

A PALAVRA educação tem sido muitas vezes empregada em sentido demasiadamente amplo, para designar o conjunto de influências que, sobre nossa inteligência ou sobre a nossa vontade, exercem os outros homens, ou, em seu conjunto, realiza a natureza. Ela compreende, diz Stuart MILL, "tudo aquilo que fazemos por nós mesmos, e tudo aquilo que os outros intentam fazer com o fim de aproximar-nos da perfeição de nossa natureza. Em sua mais larga acepção, compreende mesmo os efeitos indiretos, produzidos sobre o caráter e sobre as faculdades do homem, por coisas e instituições cujo fim próprio é inteiramente outro: pelas leis, formas de governo, pelas artes industriais, ou ainda, por fatos físicos independentes da vontade do homem, tais como o clima, o solo; a posição geográfica". Essa definição engloba como se vê, fatos inteiramente diversos, que não devem estar reunidos num mesmo vocábulo, sem perigo de confusão. A influência das coisas sobre os homens é diversa, já pelos processos, já pelos resultados, daquela- que provém dos próprios homens; e a ação dos membros de uma mesma geração, uns sobre outros, difere da que os adultos exercem sobre as crianças e adolescentes. É unicamente esta última que aqui nos interessa e, por conseqüência, é para ela que convém reservar o nome de educação. Mas em que consiste essa influência toda especial? Respostas muito diversas têm sido dadas a essa pergunta. Todas, no entanto, podem reduzir-se a dois tipos principais.



O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE ÉMILE DURKHEIM 
Carlos Lucena


RESUMO. Este artigo analisa os principais pressupostos de pensamento de Émile Durkheim sobre a sociedade e a educação. Debate com algumas das suas principais obras, entre elas, “A Divisão do Trabalho Social”, “O Suicídio”, “As Formas Elementares da Vida Religiosa”, “Educação e Sociologia”, demonstrando os elementos para a construção de uma teoria do consenso social. Proporciona o debate sobre como estas teorias influenciam a educação nos dias atuais. Palavras-chave: Educação; Positivismo; Durkheim, Pedagogia Tradicional. 

Para ler todo o artigo, acesse:
http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/40/art18_40.pdf  


Sociedade e Educação - Émile Durkheim

https://www.youtube.com/watch?v=6KRBEr2jHf4

LEIA MAIS:
DURKHEIM E A SOCIOLOGIA DÁ EDUCAÇÃO NO BRASIL
por Fernando Correia Dias
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/726/649

2 comentários:

  1. DURKHEIM tentar buscar a verdadeira essência da palavra Educação, não apenas transmitir em saula de aula qualquer coisa que ser´r esquecida, a educação é em si vida, todos os dias aprendemos algo interessante mesmo não estandona escola, Outro aspecto de DURKHEIM e que o aluno possui dois antros o jovem bruto ideais que já estão contidos em sua natureza e aquilo que vem de fora adquirido externamente.

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  2. Será que o educador é realmente o caminho para ascendência do ser? Fica a pergunta! Tchau

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