Em cada aluno há dois seres inseparáveis, porém distintos. Um deles seria o que o sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917) chamou de individual. Tal porção do sujeito - o jovem bruto -, segundo ele, é formada pelos estados mentais de cada pessoa. O desenvolvimento dessa metade do homem foi a principal função da educação até o século 19. Principalmente por meio da psicologia, entendida então como a ciência do indivíduo, os professores tentavam construir nos estudantes os valores e a moral. A caracterização do segundo ser foi o que deu projeção a Durkheim. "Ele ampliou o foco conhecido até então, considerando e estimulando também o que concebeu como o outro lado dos alunos, algo formado por um sistema de idéias que exprimem, dentro das pessoas, a sociedade de que fazem parte", explica Dermeval Saviani, professor emérito da Universidade Estadual de Campinas.
Dessa forma, Durkheim acreditava que a sociedade seria mais beneficiada pelo processo educativo. Para ele, "a educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta". E quanto mais eficiente for o processo, melhor será o desenvolvimento da comunidade em que a escola esteja inserida.
CONTINUAR LENDO
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/criador-sociologia-educacao-423124.shtml
EDUCAÇÃO COMO PROCESSO SOCIALIZADOR: FUNÇÃO HOMOGENEIZADORA
E FUNÇÃO DIFERENCIADORA*
Émile Durkheim
As definições da educação: exame crítico.
A PALAVRA educação tem sido muitas vezes empregada em sentido
demasiadamente amplo, para designar o conjunto de influências que, sobre nossa
inteligência ou sobre a nossa vontade, exercem os outros homens, ou, em seu
conjunto, realiza a natureza. Ela compreende, diz Stuart MILL, "tudo aquilo que
fazemos por nós mesmos, e tudo aquilo que os outros intentam fazer com o fim de
aproximar-nos da perfeição de nossa natureza. Em sua mais larga acepção,
compreende mesmo os efeitos indiretos, produzidos sobre o caráter e sobre as
faculdades do homem, por coisas e instituições cujo fim próprio é inteiramente outro:
pelas leis, formas de governo, pelas artes industriais, ou ainda, por fatos físicos
independentes da vontade do homem, tais como o clima, o solo; a posição geográfica".
Essa definição engloba como se vê, fatos inteiramente diversos, que não devem estar
reunidos num mesmo vocábulo, sem perigo de confusão. A influência das coisas sobre
os homens é diversa, já pelos processos, já pelos resultados, daquela- que provém dos
próprios homens; e a ação dos membros de uma mesma geração, uns sobre outros,
difere da que os adultos exercem sobre as crianças e adolescentes. É unicamente esta
última que aqui nos interessa e, por conseqüência, é para ela que convém reservar o
nome de educação.
Mas em que consiste essa influência toda especial? Respostas muito diversas
têm sido dadas a essa pergunta. Todas, no entanto, podem reduzir-se a dois tipos
principais.
O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE ÉMILE DURKHEIM
Carlos Lucena
RESUMO.
Este artigo analisa os principais pressupostos de pensamento de Émile Durkheim sobre a
sociedade e a educação. Debate com algumas das suas principais obras, entre elas, “A
Divisão do Trabalho Social”, “O Suicídio”, “As Formas Elementares da Vida Religiosa”,
“Educação e Sociologia”, demonstrando os elementos para a construção de uma teoria do
consenso social. Proporciona o debate sobre como estas teorias influenciam a educação nos
dias atuais.
Palavras-chave: Educação; Positivismo; Durkheim, Pedagogia Tradicional.
Para ler todo o artigo, acesse:
http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/40/art18_40.pdf
https://www.youtube.com/watch?v=6KRBEr2jHf4Sociedade e Educação - Émile Durkheim
LEIA MAIS:
DURKHEIM E A SOCIOLOGIA DÁ EDUCAÇÃO NO BRASIL
por Fernando Correia Dias
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/726/649
DURKHEIM tentar buscar a verdadeira essência da palavra Educação, não apenas transmitir em saula de aula qualquer coisa que ser´r esquecida, a educação é em si vida, todos os dias aprendemos algo interessante mesmo não estandona escola, Outro aspecto de DURKHEIM e que o aluno possui dois antros o jovem bruto ideais que já estão contidos em sua natureza e aquilo que vem de fora adquirido externamente.
ResponderExcluirSerá que o educador é realmente o caminho para ascendência do ser? Fica a pergunta! Tchau
ResponderExcluir