segunda-feira, 17 de agosto de 2015

JEAN-JACQUES ROUSSEAU




Em sua obra sobre educação, o pensador suíço prega o retorno à natureza e o respeito ao desenvolvimento físico e cognitivo da criança

01/07/2011 18:17 


Frases de Jean-Jacques Rousseau:

"A instrução das crianças é um ofício em que é necessário saber perder tempo, a fim de ganhá-lo"

"Que a criança corra, se divirta, caia cem vezes por dia, tanto melhor, aprenderá mais cedo a se levantar"


Jean-Jacques Rousseau nasceu em Genebra, Suíça, em 1712. Sua mãe morreu no parto. Viveu primeiro com o pai, depois com parentes da mãe e aos 16 anos partiu para uma vida de aventureiro. Foi acolhido por uma baronesa benfeitora na província francesa de Savoy, de quem se tornou amante. Converteu-se à religião dela, o catolicismo (era calvinista). Até os 30 anos, alternou atividades que foram de pequenos furtos à tutoria de crianças ricas. Ao chegar a Paris, ficou amigo dos filósofos iluministas e iniciou uma breve mas bem-sucedida carreira de compositor. Em 1745, conheceu a lavadeira Thérèse Levasseur, com quem teria cinco filhos, todos entregues a adoção - os remorsos decorrentes marcariam grande parte de sua obra. Em 1756, já famoso por seus ensaios, Rousseau recolheu-se ao campo, até 1762. Foram os anos em que produziu as obras mais célebres (Do Contrato Social, Emílio e o romance A Nova Heloísa), que despertaram a ira de monarquistas e religiosos. Viveu, a partir daí, fugindo de perseguições até que, nos últimos anos de vida, recobrou a paz. Morreu em 1778 no interior da França. Durante a Revolução Francesa, 11 anos depois, foi homenageado com o translado de seus ossos para o Panteão de Paris.

Na história das idéias, o nome do suíço Jean-Jacques Rousseau (se liga inevitavelmente à Revolução Francesa. Dos três lemas dos revolucionários - liberdade, igualdade e fraternidade -, apenas o último não foi objeto de exame profundo na obra do filósofo, e os mais apaixonados líderes da revolta contra o regime monárquico francês, como Robespierre, o admiravam com devoção.

O princípio fundamental de toda a obra de Rousseau, pelo qual ela é definida até os dias atuais, é que o homem é bom por natureza, mas está submetido à influência corruptora da sociedade. Um dos sintomas das falhas da civilização em atingir o bem comum, segundo o pensador, é a desigualdade, que pode ser de dois tipos: a que se deve às características individuais de cada ser humano e aquela causada por circunstâncias sociais. Entre essas causas, Rousseau inclui desde o surgimento do ciúme nas relações amorosas até a institucionalização da propriedade privada como pilar do funcionamento econômico.

O primeiro tipo de desigualdade, para o filósofo, é natural; o segundo deve ser combatido. A desigualdade nociva teria suprimido gradativamente a liberdade dos indivíduos e em seu lugar restaram artifícios como o culto das aparências e as regras de polidez.

Ao renunciar à liberdade, o homem, nas palavras de Rousseau, abre mão da própria qualidade que o define como humano. Ele não está apenas impedido de agir, mas privado do instrumento essencial para a realização do espírito. Para recobrar a liberdade perdida nos descaminhos tomados pela sociedade, o filósofo preconiza um mergulho interior por parte do indivíduo rumo ao autoconhecimento. Mas isso não se dá por meio da razão, e sim da emoção, e traduz-se numa entrega sensorial à natureza.




ROUSSEAU E A EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA
GROSS * , Renato– UTP
grossrenato@yahoo.com.br GRAMINHO ** ,
Carla – UTP carlag@onda.com.br

Resumo
O presente trabalho, de natureza histórico-analítico-descritiva, objetiva resgatar para a atualidade as idéias de Rousseau referentes à educação da infância. Este conceito foi uma das principais contribuições da modernidade no campo das idéias pedagógicas. Seu caráter se reveste de atualidade pois, na pós-modernidade, assiste-se ao esvaziamento da infância no que ela tem de potencialmente pedagógico. Analisam-se os primeiros capítulos da obra Emilio, ou Da Educação, os quais acompanham a sua formação até a idade de doze anos. Desenvolve-se também o conceito rousseaniano de educação negativa. 

Palavras-chave: Rousseau; Infância; Educação da infância.



Jean Jacques Rousseau - Seu Legado para a Educação:


Dra. Priscila Nacaro - Doutora em Pedagogia versa sobre Jean-Jacques Rousseau:


Rousseau Vida e Obra (O Emílio)


Um comentário:

  1. Interessante o modo de Rosseau de ver o mundo, o homem deve agir naturalmente sem recorrer a influências externas. Mas será possível atualmente não estabelecer relação com o meio chamado SOCIEDADE. Sayonara

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