segunda-feira, 13 de julho de 2015

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - CONCLUSÕES - IX


TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
As tendências pedagógicas são divididas em liberais e progressistas. A pedagogia liberal acredita que a escola tem a função de preparar os indivíduos para desempenhar papéis sociais, baseadas nas aptidões individuais. Dessa forma, o indivíduo deve adaptar-se aos valores e normas da sociedade de classe, desenvolvendo sua cultura individual. Com isso as diferenças entre as classes sociais não são consideradas, já que, a escola não leva em consideração as desigualdades sociais.



8 comentários:


diego silva          

sem dúvidas, a missão maior da educação é conscientizar e libertar o aluno de sua realidade,porém ainda falta uma tomada de consciência por parte dos educadores que deve agir por um viés de que, este deve ser em sala de aula um orientador um mediador que leva o aluno a buscar o conhecimento, só assim este avanço pedagógico educacional tende a mudar e só assim esta pedagogia pode ser considerada libertadora.


Dany Torgal              

concordo Diego!! Os professores têm que guiar os alunos e incentivá-los a buscar conhecimento, a andar com "as próprias pernas", e não somente ditar o que eles devem ou não aprender!
É claro que tem que haver um interesse por parte do aluno em querer aprender, por que não vai adiantar nada o professor cumprir seu papal de orientador, se o aluno não estiver interessado em buscar seus próprios conhecimentos.



diego silva                      

pois é dany torgal, mas não se pode exigir do aluno uma atitude que el nunca tenha visto ou percebido, nem muito menos aquilo que nem o proprio educador conhece ou pratica, essa mudança deve sim ocorrer e todos devem estar inseridos nesse proposito, acredito que o menos responsável seja realmente o aluno, pois como sempre, colocamos no sistema a culpa, mas não nos esqueçamos que alguém é que move este sistema, e este ou estes são de inicio os responsáveis e em seguida todos os que comungam deste desfrutável método. a pedagogia aqui exposta: libertadora, aparece como um bom e sincero método a ser seguido, porém percebemos que ainda está longe de tal prática.


jadielson                       

Sabemos que a educação no nosso país vem passando por uma renovação a muito tempo no seu aspecto histórico no processo de ensino e aprendizagem, sua relação professor x alunos e claro que isso, se deve na evolução das tendencias pedagógicas no decorrer de todos esses anos. Desde a pedagogia tradicional que teve sua importância muito grande dentro da educação brasileira até o advento das pedagogias progressistas .Mas acredito que este método de pedagogia liberal ainda é o mais sensato e mais conveniente para ser aplicado em sala de aula.



Isabela        

Concordo com você Jadielson. Realmente mudanças estão acontecendo, só que de forma lenta em minha opinião! A tendência pedagógica tradicional ainda é bastante influente na educação do nosso país e isso flui de maneira negativa tendo em vista que não há interação entre educador e educando onde o aprendizado não tornasse proveitoso apenas mecanizado, uma vez que o aluno não tem liberdade para expôr suas opiniões e agir de maneira participativa, representado apenas o suposto papel de ouvinte.



Mary Tavares          

O professor deve ajudar aos alunos a se tornarem autodidatas.O professor têm um papel fundamental na vida de um aluno, pois o professor pode fazer o aluno se encantar com uma disciplina , quanto pode fazer o aluno odiar uma disciplina para o resto da vida.
O professor deve ir em busca de novas metodologias e esquecer um pouco o tradicional.


Janyellen Martins                       

Bem, um dos objetivos do professor é ajudar na formação do indivíduo, para que esse seja um ser atuante na sociedade. Mas toda essa influência vai depender do tipo de metodologia que o educador utiliza, e aí é que mora o problema. Se o professor utilizar metodologias de ensino baseadas em uma tendência tradicionai, por exemplo, o efeito será contrário, uma vez que há uma restrição de conhecimento. O ideal é a utilização de metologias baseadas em tendências mais inovadoras, que permitam a amplificação de conhecimentos e uma relação mais interativa e amigável entre o educador e o aluno, como as tendências renovadora e renovadora não-diretiva. Por outro lado, mesmo sabendo que nada disso é impossível, se houver dedicação total por parte da maioria dos profissionais da educação, parece que a palavra "mudança" assusta, o que acaba tonrnado essa tarefa uma verdadeira utopia.


Elma                         

Verdade Janyellen, o professor deve ajudar na formação do indivíduo, esse objetivo é importante e fundamental, caso contrário fica difícil atuar na sociedade. É ai que observamos a exceleência do nome orientador. O mestre é aquele quer observa a necessidade de seus alunos de alguma forma e utiliza suas observações a seu favor, usando metódos inovadores em sala de aula e com isso surge o que disse Mary, o encanto dos alunos pela matéria, a atuação do professor/orientador/mestree/educador em suas aulas é muito importante para o futuro do nosso país.
NA PEDAGOGIA LIBERAL:

- A ESCOLA VALORIZA AS APTIDÕES;

- PREPARA INDIVÍDUOS PARA DESEMPENHO DE

PAPÉIS SOCIAIS E   APRENDER A ADAPTAR-SE AOS VALORES E ÀS

NORMAS VIGENTES NA SOCIEDADE DE CLASSES;
- DESENVOLVIMENTO DA CULTURA INDIVIDUAL;
- ESCONDE A REALIDADE DAS DIFERENÇAS DE CLASSES;

- DIFUNDE A IDÉIA DE IGUALDADE DE OPORTUNIDADES,

NÃO LEVA EM CONTA A DESIGUALDADE DE CONDIÇÕES.


MAIS 04 COMENTÁRIOS



Pura verdade! As escolas buscam homogeneizar os alunos, fazer com que todos sejam, ou pelo menos pareçam, iguais. Pura perda de tempo!! ninguém consegue ser igual ao outro, essa pedagogia liberal tem que aproveitar o que cada aluno tem de bom e procurar desenvolver essas qualidades em cada um.




Perda de tempo mesmo!!! Respeitar as diferenças em suas diversas formas... Esse seria o ideal perfeito.




A escola deve valorizar os estudantes junto com a sua cultura e não menosprezar as diferenças socias. O professor deve tentar ajudar os seus alunos.




Trabalhar as diferenças é muito valiosso, cada aluno possue um talendo que nem ele mesmo conhece, as pessoas são diferentese iguais ao mesmo tempo, o que precisa ser notado é como desenvolver esses talentos de forma que passe conhecimento a todos, sendo esses de classses sociais difrentes, entre outros obstáculos que surgem .


FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - CONCLUSÕES - VIII


DA PEDAGOGIA  LIBERAL

Relacionamento professor-aluno - São relações estruturadas e objetivas, com papeis bem definidos: o professor administra as condições de transmissão da matéria, conforme uma instrucional eficiente e efetivo em termos de resultados da aprendizagem; o aluno recebe, aprende e fixa as informações. O professor é apenas um elo de ligação entre a verdade científica e o aluno, cabendo-lhe empregar o sistema instrucional previsto. O aluno é um indivíduo responsivo, não participa da elaboração do programa educacional. Ambos são espectadores frente à verdade objetiva. A comunicação professor-aluno tem um sentido exclusivamente técnico, que garantir a eficácia da transmissão do conhecimento. Debates, discussões, questionamentos são desnecessários, assim como pouco importam as relações afetivas e pessoais dos sujeitos envolvidos no processo ensino aprendizagem.


8 comentários:
27 de agosto de 2012 15:44

Alice Barbosa          
Este é um tema que poderá dar um amplo debate.


Alice Barbosa           
Antes de qualquer coisa, liberalismo é uma filosofia política, não uma teoria econômica.


pois é, realmente é percebido que o liberalismo,visando as relações pedagógicas escolares, tem ganhando um sentido controvérsio, este não implica sentido de democracia como vem ganhando realce ou ainda um sentido aberto avançado, mas um sentido de organização social nesta via de problematização.
27 de agosto de 2012 19:25

luana lopes da silva        
muito interessante o texto acima que refere-se a relação aluno/professor, já está mais que evidenciado que o professor é apenas um elo de ligação do aluno para com o mundo intelectual, é necessário que o aluno e mais ainda o professor tenham essa visão e que pratiquem este pressuposto que deles são esperados.


vilma joseane nascimento da silva              
a relacao entre professor e aluno em sala de aula seria um pouco diferente do que se escreve nos livros ou em alguns textos.A realidade e outra.

2 de setembro de 2012 11:00

Elma         
Bem, falando um pouco sobre papel da escola na formação de atitude. Eu acho que a escola deve trabalhar sim para que os alunos busquem ter atitudes na sal de aula, porque é assim que o mesmo irá ter atitude também na vida, porém não é tão fácil desenvolver na formação escolar o indivíduo vai adquirindo ao longo da vida. Cabe aos professores observar seus alunos, estudar cada um, porque isso ajuda

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - CONCLUSÕES - VII




E a educação?


Talvez a essência da educação não seja entupir os jovens de fatos, e sim ajudá-los a descobrir a sua singularidade, ensinar-lhes a desenvolvê-la e depois mostrar-lhes como doá-la. Nenhum professor jamais ensinou alguma coisa a alguém. As pessoas aprendem por si. Como professores temos que acreditar na mudança, temos que saber que é possível, do contrário não estaríamos ensinando, pois a educação é um constante processo de modificação. Há uma mesa cheia de maravilhas. A educação é o processo de levar as pessoas a ela. Você pode enfeitar a mesa, não pode obrigar ninguém a comer. Todo mundo ensina a todo mundo, o tempo todo, o que são e quem são. Por isso é que todo mundo é professor. Como pessoa afetuosa, é bom você ter muito, muito cuidado com os rótulos que põe nos outros.

http://www.educacaomoral.org.br/reconstruir/entrevista_edicao_60.htm

21 comentários:

Marize                    17 de julho de 2012 07:20

Ficou muito legal e a citação muito motivante, se realmente todos começassem a agir dessa forma melhoraria muito o respeito dos alunos.

adailtondal                        17 de julho de 2012 08:15

Muito bem profº essa citação caiu como uma luva, mas a galera de letras é umas das melhores que a uneal ja teve.

Elma                           17 de julho de 2012 16:30

Sem dúvida, todos somos professores, ensinamos até sem perceber e aprendemos com isso, a busca pelo conhecimento vai muito além das salas de aula.

diego silva                  17 de julho de 2012 19:46

pois é, muito feliz esta reflexão sobre a educação em meio aos professores, e não podemos deixar de recordar o principal responsável por este pensamento e olhar diferente de ver a educação, PAULO FREIRE, suas sábias palavras soam em nossos ouvidos, quando o mesmo diz: ninguem educa ninguem, ninguem educa a si mesmo, as pessoas se educam em sociedade mediatizadas pelo mundo....

Alice Barbosa                      19 de julho de 2012 05:34

Texto muito bom. Traz uma reflexão importantíssima sobre o verdadeiro valor da educação.

Sebastiao                     22 de julho de 2012 09:17

Sim! Realmente uma grande verdade, afinal todos temos o dom de sermos professores...a vida é um constante processo de transformação, transformação esta que nos obriga a buscar conhecimento e consequentemente passá-lo adiante, muitas vezes sem sequer percebermos!

Marta dos Santos                 22 de julho de 2012 09:38

Muito bom... é a pura realidade o professor é nosso intermediário em busca do conhecimento, mas isso só acontece quando o aluno se disponibiliza a buscar fontes... o professor não pode jamais cumprir todas suas obrigações sozinho... isso tem que partir de cada um...

RomildoMi                     22 de julho de 2012 15:07

Muito bom mesmo, a moral de cada um forma as habilidades natas por isso todos somos professores.

Janyellen Martins                 23 de julho de 2012 08:03

SEmpre se tem algo a ensinar e a se aprender. Professor e aluno deveriam ter uma relação de amizade, e não de opressão, como se apenas um tivesse o conhecimento em mãos.

Janyellen Martins                     23 de julho de 2012 08:05

Professor, tive problemas com a minha conta google, por isso nada do que postava aparecia.

Janyellen Martins                        23 de julho de 2012 08:08

Na minha opinião, professor e aluno deveriam compartilhar conhecimento, todo conhecimento é válido.

Isabela                      23 de julho de 2012 19:34

Excelente citação!!!
Realmente a dedicação tem que partir de cada um... Cabe a nós professores o papel de incentivo a essa incessante busca pelo conhecimento.


Este comentário foi removido pelo autor.

Mary Tavares                24 de julho de 2012 08:34

Ser professor é ser um eterno aprendiz, um pesquisador, aprendemos coisas novas todos os dias e temos que incentivar os nossos alunos para que sejam autoditadas.

Marcella Rodrigues                      24 de julho de 2012 19:42

Muito bom...isso mostra o quanto o papel do professor é importante e indispensavel na vida de alguem e que ele também aprende muito com seus alunos, havendo assim uma trocando de conhecimento constante entre eles.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  Ser professor é...
Construir castelos.
Não só castelos mágicos, belos e grandiosos.
Mas castelos fortes, com bases firmes.
Capazes de resistir ao tempo, às tempestades...
Às guerras e aos conflitos.

É ser capaz de enxergar longe.
Ver além do que se possa imaginar.
É sentir e esperar sempre...
Que tudo embora não seja perfeito.
Transforma-se em coisas belas,
Significantes e edificantes.

Ser professor é acalentar sonhos.
Realizar desejos, mostrar caminhos.
Partilhar alegrias...
Conviver com as tristezas.
Transformar planos em realidade.

É ver nas entrelinhas.
Buscar o que está lá no fundo guardado...
Trancado, acanhado e transformá-lo...
Em grandes conquistas e realizações.

O professor semeia e constrói um mundo...
De magia, beleza, sonhos e conhecimento.

Jessie              
 26 de julho de 2012 10:02

Legal. Eu curti.

Ass. Ana Jessica

Sebastiao            

"...os professores semeiam sonhos numa sociedade que perdeu a capacidade de sonhar."
(Augusto Cury)

 Daiane dos Santos               
Nossa professor!Muito intenso e motivante o conteúdo dessa entrevista.
Eu concordo com a definição sobre o amor que Léo Buscáglia propõe.E em relação à educação, realmente somos todos educadores.



danyelle Torgal              
Realmente professor, nós professores não podemos querer ser mais que os alunos, pois somos todos aprendizes. Os alunos precisam querer aprender e não serem obrigados a isso. Temos a grande responsabilidade de além de ensinar, educar esses alunos, pois o que esta acontecendo atualmente é que os pais deixam toda essa responsabilidade para a escola, e consequentemente aos professores. Temos sim esse poder de mudar a realidade do país somente através da educação. Um fato que me chama muito a atenção, é que ultimamente as pessoas colocam todas as esperanças na justiça para resolver problemas como o da violência, mas eu acho que a educação por si só resolve esses e outros problemas sociais, entretanto as pessoas por verem o sistema educacional tão defasado acabam perdendo as esperanças em relação ao futuro através da educação, e muitas vezes até mesmo os próprios profissionais da área não acreditam nessa mudança, infelizmente!!


Adella Cardoso                         1
3 de agosto de 2012 15:18
Como diz Paulo Freire: "Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo".

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - CONCLUSÕES - VI



CONCLUSÕES - VI
Profissionalização de professores e a avaliação de alunos
Introdução ao pensamento complexo, Ciência com consciência e Os sete saberes necessários para a educação do futuro.
Provas e exames, segundo o educador, são apenas instrumentos de classificação e seleção, que não contribuem para a qualidade do aprendizado nem para o acesso de todos ao sistema de ensino
criador da Teoria da modificabilidade cognitiva estrutural (MCE), a teoria da Experiência da Aprendizagem Mediada (MLE), e o Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI). A ideia de que inteligência pode ser desenvolvida está associada ao trabalho do Professor Feuerstein
8 comentários:
23 de julho de 2012 08:46

Janyellen Martins               
De forma alguma a educação é algo invariável, pelo contrário, ela vem se modificando, se adequando às necessidades dos educandos em sala.
Jessie         
Acho que os PCN's são lindos na teoria, mas na prática não funcionam pq o Estado não dá suporte, é como a constituição, em teoria, funciona... mas vai ate a sala de aula pra ver.
Ass. Ana Jéssica
26 de julho de 2012 12:18

Sebastiao             
Ana Jéssica, achei o seu comentário muito interessante e concordo contigo, pois não adianta vociferarmos que podemos fazer da educação algo melhor, se não temos um apoio para fazermos disso algo realmente concreto.
De todas as teoria s apresentadas, nenhuma retoma o verdadeiro ambiente (SELVA) que é a sala de aula...
Isso tudo faz parte de um processo complexo entre sistema educacional, livro didático e competencia dos docentes...
Daiane dos Santos            
É preciso que os professores junto com órgãos superiores revejam o método de ensino aplicado em sala de aula.Pois, na prática tudo q o que o sistema de ensino propõe não está funcionando adequadamente.
Realmente sem apoio pedagogico,disciplina e interesse por parte de todos os orgaos competentes nehum professor sera capaz de resolver os problemas somente com um quadro ,um giz e seus ideais,seria uma guerra de um homen sozinho contra toda uma burocracia falha.Concordo com a Ana eo Sebastiao,realmente a realidade e outra.
 Isabela            
A educação atual muito deixa a desejar... Infelizmente a grande maioria dos professores são tomados pela falta de estímulo devido as condições as quais se deparam em relação ao ensino. Escolas sem estrutura alguma , "investimentos fantasmas" na educação, a falta de suporte, a qual citou a minha colega acima.
Em meio a tantos desencantos, na minha opinião o professor tem que adequar o seu planejamento à realidade de seus alunos, afinal o planejamento é para o aluno.
13 de agosto de 2012 15:31
Adella Cardoso             
Quase impossível tratar a educação como termo invariável. Ela não é uma poça de água parada, e sim um rio em movimento
A HISTÓRIA DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO BRASILEIRO
AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA ESCOLAR BRASILEIRA E SEUS PRESSUPOSTOS DE APRENDIZAGEM

13 comentários:

Kledja Araujo          
Acredito que a educação deve ser vista como meio de transformação e, para isso, as escolas e seus educadores precisam estar preparados. Para que a realidade social seja transformada pela educação todos os participantes dessa transformação (escola, professor, aluno) devem estar conscientes de seus papéis; os professores preparados para ajudar na emancipação da sociedade e os alunos dispostos a "sofrer" essa emancipação. Em suma, a visão transformadora da educação (discutida por Luckesi) é o único meio de se criar uma sociedade mais igualitária.
Compreendo que devemos, sim, lutar por uma escola “transformadora”, mas com certos cuidados. Que tipo de escola é essa, e até que ponto se quer essa transformação? Ou se está criando apenas outras formas que julgamos, ou nos levaram a julgar serem as melhores? Se estudarmos atentamente todas as tendências, veremos que uma escola deve ter um pouco de cada.
Se quebrarmos a formalidade da escola como conhecemos, poderemos pensar em uma educação feita pelos cidadãos que compõem o seu grupo social, onde suas carências/necessidades, seus anseios/desejos mais sinceros possam ser vistos pelo próprio grupo e serem motivados e ajudados a encontrar as próprias soluções para seus problemas e a desenvolverem muito suas capacidades e habilidades para transformar a sua própria realidade.

27 de junho de 2012 05:04
Kledja Araujo          
Acho que o objetivo dessa transformação é a igualdade de direitos (e deveres) e oportunidades à todos. É claro que a escola deve ser pensado por e para os que dela participam; e é exatamente aí que entra a quebra da educação tradicional vista como único meio de "salvação".
Olha, Kledja, A pergunta que me vem nessa hora da "quebra da educação tradicional" é como fazer isso se os "fazedores" da "escola" não tomarem consciência disso? Poucos podem e recebem poder para, pelo conhecimento da realidade, do estudo e da ciência ou pela intuição.
É verdade que existe um caminho longo a ser percorrido, mas como o próprio Luckesi já adverte em seu texto "A cosmovisão transformadora exige dos sistemas de ensino, mas especialmente, dos educadores — de modo individual, mas especialmente de modo organizado — um engajamento no investimento por uma sociedade igualitária e a contribuição da educação será formar, da melhor e mais atual forma possível, as crianças, os adolescentes e os adultos, com os quais trabalha. Daí, então, a necessidade de um planejamento consistente e politicamente comprometido do ensino, o que implica numa execução e numa avaliação da aprendizagem comprometidas com os mesmos ideários." Ou seja, além de tomarem consciência disso os "fazedores da educação" precisam estar engajados nisso.
 Oliveiros Nunes          
30 de junho de 2012 04:01
Ótimo, Kledja, o que você traz tem uma importância valiosa para compreendermos esse momento de nossos estudos, gostaria que os demais pudessem também entrar nessa interação.
Vamos destacar alguns pontos do que você aborda. O Luckesi diz que para se ter uma "cosmovisão transformadora" é preciso: organização dos sistemas e dos educadores; engajamento e investimento por uma sociedade igualitária; oferecer formação atualizada; para isso é preciso de planejamento consistente e comprometido politicamente; execução e avaliação da aprendizagem.
Em que isso implica para nós educadores e futuros ou já "fazedores de de educação"?
Kledja Araujo            
 3 de julho de 2012 04:41
Implica em mudanças consideráveis no modo de ver e de se fazer a educação. Quando a educação é vista como meio de transformação ela torna-se algo que precisa ser construído por todos e seus resultados dependerão do investimento de todos que fazem a escola. Diferente da visão "redentora" na qual a educação é a responsável pela salvação de uma sociedade já "desequilibrada".
Também acho que os demais deveriam investir nessa discussão, estou aprendendo bastante com as leituras.
A frase de Freire diz tudo, não se deve renegar o antigo, entretanto, deve-se abrir portas para o novo, pois o que ontem foi visto com bons olhos, hoje já não é visto da mesma forma.
Isabela            
23 de julho de 2012 19:58
A educação,tem poderes quase que absolutos sobre a sociedade, uma vez que a ela é atribuída, além da capacidade de direcionar a vida social, a força de redimir a sociedade.
Isso é um fato incontestável! Os poderes da educação ainda podem ir mais adiante!
Jessie             
26 de julho de 2012 10:10
Entretanto, o poder sobre a educação está na classe dominante que não tem interesse algum em que o povo tenha uma educação adequada. Pra que povão inteligente? pra constestar as decisoes deles? Pra duvidar de suas mentiras? Pra votar certo? O conhecimento é uma fonte de poder muito importante pra ser dada ao povão, por isso a educação no Brasil ainda é essa desgraça.
Marcella Rodrigues                
26 de julho de 2012 12:04
A educação sem duvida alguma é o alicerce para o desenvolvimento humano, é atraves dela que se constroi um futuro melhor, que se transforma um vida, uma sociedade.
Concordo com todas as minhas colegas.Infelizmente o poder de transformar a educação encontra-se em mãos erradas.
Texto muito bem apresentado, é uma pena que o pensamento pedagógico brasileiro não fica constante numa boa visão/prática. E sim fica sempre em movimento de maneiras erradas e contraditórias, talvez até por mãos erradas.
AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO
9 comentários:
Penso que a educação é uma essência que trazemos conosco desde o nosso nascimento, essência esta que tem seu uso extremamente ligado à experiência de vida que adquirimos ao longo de nossas vidas.
Quando se trata da transmissão da educação nas escolas, eu penso que em vez de a escola impor uma "linha correta" a ser seguida, a escola deveria traçá-la juntamente com os educandos, criando assim, um vínculo afetivo entre todas as suas partes formadoras, assim constituindo um desenvolvimento/educação mais saudável e eficaz.
Janyellen Martins                      2
3 de julho de 2012 08:17
Penso que os métodos de educação deveriam ser revistos, a fim de se proporcionar uma melhor relação de ensino/aprendizagem. Tais métodos arcaicos, muitas vezas, sufocam qualquer oportunidade do aluno progredir, se elevar em seus estudos. está mais do que na hora de rever os conceitos do é a educação.
Janyellen Martins              
23 de julho de 2012 08:25
Infelizmente, ainda se acredita em modelos antigos de educação, nos quais o professor é único detentor do conhecimento e o aluno tem de recebê-lo a qualquer custo, sem levar em consoderação o que mesmo pode questionar, debater e também oferer.
Houve uma evolução em tais conceitos, no entanto, isso não é reconhecido ou levado em consideração pela maioria dos educadores.
Isabela              
23 de julho de 2012 20:12
Concordo com o meu colega Sebastião. Muito importante e verdadeira a visão que demonstra ter em relação a educação. Me chamou atenção o texto de Rubem Alves, quando diz que... Precisamos de escolas que são asas, deixando para trás de vez as "escolas gaiolas".
Jessie     
Os pais e muitos educadores ainda tem a idéia falha de que a educação tradicional, como a que se estudava antigamente é a que funciona, não atentando que os adultos de hoje possuem lacunas grandes em relação a educação que lhes foi dada.

Marcella Rodrigues        
26 de julho de 2012 12:17
Como a educação está em todos os lugares consequentimente a escola não é o único lugar onde ela ocorre, ela está sempre a nossa volta, sempre aprendemos algo novo e transmitimos conhecimentos também mesmo sem perceber.
Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, todos nós envolvemos pedaços da vida com el, seja para aprender ou para ensinar.Para saber, para fazer ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação. Com uma ou com várias: educação? Educações. É já que pelo menos por isso sempre achamos que temos alguma coisa a dizer sobre a mesma que nos invade a vida, transformando quem somos.


FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - CONCLUSÕES IV e V



CONCLUSÃO V


...Conhecimento está associado com pragmática, isto é, relaciona-se com alguma coisa existente no "mundo real" do qual temos uma experiência direta.

O conhecimento pode ainda ser aprendido como um processo ou como um produto. Quando nos referimos a uma acumulação de teorias, ideias e conceitos o conhecimento surge como um produto resultante dessas aprendizagens, mas como todo produto é indissociável de um processo, podemos então olhar o conhecimento como uma atividade intelectual através da qual é feita a apreensão de algo exterior à pessoa.



10 comentários:

  1.  


"Conhecimento filosófico: Mais ligado à construção de ideias e conceitos. Busca as verdades do mundo por meio da indagação e do debate; do filosofar."
É essa busca pelas verdades do mundo que precisa estar sempre acesa em nós. Não podemos (nem devemos) estar satisfeitos com o meio, temos que buscar transformações e melhorias, temos que nos perguntar com mais frequência "por que é assim?, será que não podemos mudar?". O conhecimento, em todas as suas categorias, deve nos servir de base para responder a essas indagações e com isso encontrar as mudanças necessárias.
 

1.       


Bom, Kledja Araújo! É exatamente esse o ponto que pode levar ao conhecimento. "Por que é assim", será que não podemos mudar? E, olha, poder ver em cada coisa o contraditório, a partir daí o objeto pode se revelar completamente.

Obrigado pela participação.



O conhecimento filosófico é um dos mais importantes conhecimentos que podemos ter. Pois é na busca da verdade, da razão que questionamos.


1.       


Boa tarde, Mary!
Sim, podemos e devemos questionar as "verdades"! Se usamos a razão, as questionamos sabendo por que e para que questionamos, se não existe um motivo justo para isso, é tolice, é inutilidade o que questionamos. Quando buscamos a verdade devemos estar conscientes do que buscamos, para que buscamos e por que buscamos, assim se estabelece um fluxo natural e tudo flue para a nossa compreensão e realização do conhecimento almejado.


  1.  


Muito interessante este assunto dialogado hoje em sala... pelo que entendi, o conhecimento só se faz existente quando a partir da informação recebida o individuo a processa e consegue dela usufruir na prática de multiplicar esta informação para o outro, sem esta prática, será apenas uma mera informação.
mas me surgiu uma dúvida, indo para o âmbito jornalistico, temos uma informação de que muitas vezes não usufruirmos dela, ou seja não há uma interação com o objeto de estudo, porém não deixamos de dizer que as matérias jornalisticas é um conhecimento. até onde podemos considerar informação e a partir de quando devemos considerar informação?


1.     


O que é realmente conhecimento "nas matérias jornalísticas"? Nessas matérias temos a informação que pode ser ou não importante.
O conhecimento é algo processado, construído. As matérias de jornais podem acrescentar ou não algo ao conhecimento do indivíduo, em geral levam-no a formar julgamentos, quase sempre, baseados em meias verdades que em poucos dias somem da realidade pessoal do leitor.
O conhecimento é algo estável que pode ser processado a qualquer momento como parte do universo pessoal. Os jornais, revistas e mídias em geral falam de coisas fluídas, que são agora, mas daqui há pouco não valem mais nada, evaporaram-se, ficando apenas um registro do acontecimento, tornado público.


  1.  


Conhecimento de vida, conhecimento intelectual, acho que antes de buscarmos qualquer tipo de conhecimento devemos nos conhecer. Nos perguntando primeiramente o que buscamos nesse mundo ,o que podemos fazer para que possamos melhorar o ambiente em que convivemos com outras pessoas que podem ver meu ponto de vista diferente do que realmente seja,e,se eu puder responder a essas perguntas com exito ja seria de bom grado,ja seria um bom inicio do que vem a ser conhecimento partindo de mim mesmo.

  1.  


Em minha opinião, conhecimento é o conjunto de informações que adquirimos sobre os seres, coisas, lugares etc. Essa aquisição é feita durante toda a vida, de forma constante.
Em relação aos conhecimentos acima citados, todos têm sua importância, oque varia são as formas pelas quais se buscam os mesmos.


1.       


Boa tarde, Isabela!

Em primeiro lugar, obrigado por estar participando. Em segundo, considerando o seu comentário, chamo a atenção para o fato de você considerar o "conjunto de informações" como conhecimento, discutimos bastante esse assunto em sala. Essas informações podem se tornar conhecimento quando as usamos de forma prática, para algo útil. A informação pela informação não resulta em sabedoria. É sempre muito bom refletir sobre isso porque nos leva a pensar no que fazemos com a informação que recebemos: a transformamos em conhecimento?(sabedoria).

Um abraço!

Oliveiros


  1.  


Boa dica!
Refletirei sobre o assunto, obrigada.



A filosofia da educação é um ramo do pensamento que se dedica à reflexão sobre os processos educativos, à análise do(s) sistema(s) educativo(s), sistematização de métodos didáticos, entre diversas outras temáticas relacionadas com a pedagogia. O seu escopo principal é a compreensão das relações entre o fenômeno educativo e o funcionamento da sociedade.


2 comentários:

  1.  



É muito interessante a maneira de pensar de Immanuel Kant. Eu vejo a mesma como a que realmente mais se aproxima da realidade, já que por mais que se "treine" um cidadão,a sua conduta e valores morais falarão mais alto.
Ao meu ver, a educação envolve a nossa conduta, nossos valores morais, o nossos conhecimentos culturais e muito mais de nós. E sendo assim, o "treinamento" de um cidadão, visando o seu bom comportamento não seria eficaz, ou pelo menos não mais eficaz que o desenvolver de seus valores e máximas morais.



A meu ver esse immanuel Kant tinha um pensamento do que hoje tentamos realizar com nossos filhos ,por que por mais que tentemos lhe mostrar um caminho denominado certo por nosso ponto de vista,os filhos geralmente tendem a ir por um camihno contrario.Fazendo suas proprias escolhas e formando suas proprias regras do que acham que seja certo.E com os jovens de hoje em dia nao e diferente,pois eles modelam suas vidas a partir do seu proprio ponto de vista esculpido por ele mesmo por mais que tentemos treina-los.


“A educação é um processo de socialização e criação de saberes, crenças, valores, com a finalidade de ir construindo e reconstruindo as sociedades, os indivíduos e grupos que a constituem”.

2 comentários:

  1.  


devemos sempre refletir sobre o que herdamos de cultura e sabedoria dos filosofos dos seres pensantes que conhecemos durante nossa formacao educacional.Para isto lembro-me daquela frase de Decart PENSO LOGO EXISTO.Por que o que seria das respostas se nao fossem as perguntas,no mundo globalizado que vivemos.

  1.  


Isso mesmo Vilma. Muitos filósofos nos deixaram uma grande herança,levantando questões que até então não teria sido. Realmente sem perguntas não há respostas!
De acordo com o meu ponto de vista, filosofia está para à educação de maneira notavelmente positiva, uma vez que se estiver realmente inserida e aplicada com o intuito das três frentes citadas no texto acima.



A meu ponto de vista e com base nos estudos filosoficos devemos ensinar aos individuos a agirem como seres pensantes que somos.Podemos constatar nos livros de filosofia que o filosofo ensinava seus discipulos ou seguidores a pensar e tirar suas proprias definicoes de determinado assunto.E devemos sempre nos perguntar e pro.curar respostas para tudo o que nos causa duvida procurando os argumentos necessarios e solidificando respostas.


Desde a antiguidade o Homem preocupou-se em buscar respostas para si mesmo e para o mundo que se volta para ele. Encontrar essas soluções era significativo. Nos tempos antigos, na era de Pitágoras, Homero, Sócrates não era através de livros, palestras ou outros meios e sim, apenas pelo pensar.

7 comentários:

  1.  



O texto linkado na postagem é interessantíssimo, leiam.


1.       


Bom dia, Alice!
Realmente é muito importante que se faça essa leitura. Leva-nos a um repensar sobre o trabalhar valores na Escola.


  1.  


Texto muito interessante,  realmente.
O professor não deve ser visto como um mero transmissor de conteúdos, programados a partir de um material didático qualquer. A imagem do professor possui um grande "peso", talvez por isso muitos alunos sigam seus mestres naquilo que fazem. Os professores devem buscar além transmissão dos conteúdos disciplinares, a transmissão de valores morais e éticos e a partir disso a transformação na realidade de vida de cada aluno.



A escola é uma instituição que tem um papel fundamental na vida de um cidadão.À escola é atribuida a ensinar, desenvolver valores neles ainda adormecidos, e formar cidadãos de bem.
Porém a escola tem o dever de lapidar , é preciso que exista uma parceria com a família.
A família deve educar , passar valores, pois ela é a principal instituição na vida de um cidadão, e junto com a escola formar cidadãos de bem.


Sebastiao                22 de julho de 2012 12:08

O ambiente escolar não deve ser visto apenas como um ambiente onde professores passam aos alunos conteúdos presentes nos livros didáticos. Não! A escola é responsável pela transmissão de valores, do caráter, introdução a cidadania entre outros. E para uma melhor transmissão de valores e conhecimentos, a escola, por meio dos professores, deve criar um vínculo afetivo com os educandos, que a manterá ligada em todos os sentidos, proporcionando de maneira mais eficaz, a transmissão de valores.

  1.  


Nesse caso ,e sobre o que foi publicado ou linkado ,como digitou a Alice acho interessante para todo aquele que almeija ser professor criar vinculos com os alunos e tornar possivel uma convivencia amigavelmente ,com confianca e respeito .


4 comentários:

  1.  


Também acho imprencídivel a filosofia na educação.



Acho essencial o estudo da filosofia na educação, influenciar os alunos a filosofar, a questionar, é de extrema importância na formação de futuros profissionais.

  1.  


Acho essencial para a boa educacao o estudo da filosofia,e,devemos mostrar para o aluno a importancia ,a contribuicao que nos dao os filosofos.Devemos mostraro quanto foi importante a curiosidade que moveu aqueles pensadores na busca por conhecer o que nao se conhecia.Na transmissao de valores culturais.

  1.  


Pelo oque entendi, aonde tem educação a filosofia está presente e portanto de um modo geral uma não dissocia-se da outra.

6 comentários:

  1.  


concordo bem com esta afirmação de que não seja por exclusividade da educação escolar transmitir valores, esta educação se dar em maior extremidade, importância e necessidade na educação familiar e da igreja como citada no texto e acrescento mais a importância também da educação social para esta transmissão dos valores.
porém não se deve por meio desta linha de pensamento isentar a educação escolar de uma contribuição nesta causa, de forma direta ou indireta a educação escolar também é uma ferramenta de muita importância neste processo.

  1.  

Oliveiros Nunes                     10 de maio de 2012 05:55

Bom dia, Diego!
É muito importante levantar essa discussão. Sugiro ler toda a abertura da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, do Título II, Artigo II, que trata do Princípios e Fins(http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf). A Omissão da Escola pode causar sérios danos na formação do Cidadão.
Um Abraço!
Oliveiros

  1.  

RomildoMi                14 de maio de 2012 12:55

Com base no artigo e em minha ótica: A Filosofia da Educação busca amalgamar a educação, ensino e aprendizagem. Porém as disparidades atuais do sistema educacional torna inviável a prática filosófica na educação, restando apenas a parte analítica da mesma.
Analisa-se, analisa-se e analisa-se uma realidade tão antiga e atual a um só tempo.
Somos levados a pontos de reflexão e neles paramos. Esquecemos a necessidade de completar a educação, mesmo sabendo que têm muita coisa faltando. Reflitamos então:
As instituições sociais não concentram o conhecimento elas apenas distribuem, porém há erros nesse ato?

O artigo deveria enfatizar o estudo, pois nele está o viés de todas as questões da educação. O aluno apenas assiste a aula se não houver estudo, ( a menos que seja autodidata)por mais que o professor esteja engajado com o espírito do ensinar. O estudo aliado à prática pode resolver parte dos questionamentos que nos cercam.

Lembrei que na aula anterior introduzimos a Lei que rege a educação(LDB), e notoriamente não precisou avançar os artigos para depararmos com a deficiência no cumprimento das diretrizes primordiais.
Então
Se a sociedade atual não garante àquilo que é básico, talvez o avanço seja tardio demais.

  1.  


A deficiencia no cumprimento das diretrizes primordiais e clara sendo preciso uma atitude radical para que se possa garantir oque seja necessario para o desenvolvimento da educacao como um todo,tornando possivel um desenvolvimento em conjunto,o que seria muito bom,porem nao e a realidade que temos.Achei interessante o ponto de vista do Romildo.

  1.  


Respondendo algumas das perguntas acima onde se pregunta se Pode haver ensino sem aprendizagem? Não. O ensino atua sobre a aprendizagem, isto é , o ensino é a acção criada para orientar a aprendizagem. Pode haver aprendizagem sem ensino? Sim , porque o ensino existe para motivar, dirigir e orientar a aprendizagem. Pode haver educação sem aprendizagem? Não . Para educar precisa-se do ensino o qual orienta a aprendizagem, portanto, para que alguem seja educado necessita de aprender algo relacionado com tal educação.

  1.  

Isabela                    5 de agosto de 2012 19:25

De acordo com oque o meu colega Diego coloca, não se pode isentar de forma alguma a educação escolar da transmissão de valores. Isso é fato!
A escola deve de forma contínua fazer parte deste importante processo, educando, guiando para o "caminho certo", de modo que se busque sempre mostrar os melhores valores possíveis para a formação de uma boa conduta.